Karlos Cabral defende medida que reserva 20% de vagas em concursos às pessoas negras
O deputado Karlos Cabral (PSB) se manifestou na Ordem do Dia para discutir o projeto de lei nº 7651/25, que trata de cotas raciais nos certames públicos. A medida prevê a reserva de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ou processos seletivos simplificados para o provimento de cargos efetivos e de empregos públicos no Poder Executivo do Estado de Goiás a pessoas negras.
Durante a manifestação, o legislador ressaltou que a medida é positiva para a sociedade. “Eu acompanhei a discussão sobre essa matéria e quero começar dizendo o óbvio: não estamos instituindo nenhum privilégio, mas fazendo justiça. Alguns colegas usaram a tribuna para defender que a medida era uma diminuição de chances. Mas vivemos em um país em que a cada 10 pessoas assassinadas no Brasil oito são negras e 75% da população pobre também é”, declarou.
O parlamentar usou uma imagem para elucidar que o projeto de lei tem por objetivo promover a equidade na sociedade. “A igualdade, por muitas vezes, se torna injusta. Mesmo entre os pobres, a cor da pele influencia onde essa pessoa vai viver, onde vai trabalhar, o salário que ela vai receber. Então, não dá para falar de igualdade em um lugar onde pessoas ainda lutam para ser reconhecidas como tal. Eu espero que a gente corrija as injustiças e parabéns ao governador por ter dado voz a promoção dessa equidade”, encerrou.