Ícone alego digital Ícone alego digital

Mudança regimental que condiciona votação de proposição tem primeiro êxito

15 de Abril de 2025 às 17:08

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) pleiteia uma proposta de alteração no seu Regimento Interno, a qual condiciona a apreciação das proposições pelo Plenário à presença verificada dos autores delas nas sessões. O texto de nº 7095/25 foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, nesta terça-feira, 15. 

O projeto de resolução, de autoria do deputado Coronel Adailton (SD), estabelece que, a partir da aprovação, apenas as proposições de autoria dos parlamentares com presença confirmada na sessão poderão ser apreciadas em Plenário. Isso implica que, caso o parlamentar não esteja presente, as proposições deste não serão analisadas durante o encontro. No entanto, a medida faz uma exceção: as proposições de deputados que não estiverem no exercício do mandato, por motivos como licenças ou afastamentos, estarão dispensadas dessa regra e poderão ser avaliadas, mesmo sem a presença do autor.

A proposta pretende otimizar o funcionamento das sessões plenárias, garantindo maior engajamento dos deputados nas discussões e votações, além de promover maior responsabilidade de participação nas atividades legislativas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.