Alunos do município de Santa Cruz de Goiás conhecem o Poder Legislativo estadual

A convite do deputado Caro Salim (PSD), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu alunos de escolas estaduais do município de Santa Cruz de Goiás, que integram o projeto do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A visita ocorreu nesta terça-feira, 15, para que pudessem conhecer as dependências do Poder Legislativo goiano, dentro do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro.
Numa iniciativa do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), com realização da Escola do Legislativo, o projeto Deputados e Deputadas do Futuro tem como objetivo mostrar aos estudantes de municípios goianos, de 6 a 14 anos, as atividades dos parlamentares goianos, num tour guiado coordenado por Miguel Gusmão, chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo.
A programação tem roteiro definido. No Auditório 1, os alunos recebem as boas-vindas da equipe da Escola do Legislativo e participam de uma palestra introdutória sobre as principais atividades do Parlamento, seguem ao Plenário Iris Rezende Machado, e depois vão à galeria dos ex-presidentes, nos auditórios e nos gabinetes dos parlamentares.
Na visita de hoje, as crianças tiveram a oportunidade de apreciar no saguão da Casa, excepcionalmente, a exposição de armamentos e equipamentos do Comando de Operações Especiais (Copesp) - unidade de elite do Exército Brasileiro -, em comemoração ao Dia do Exército.
Os estudantes vieram acompanhados pela primeira-dama do município de Santa Cruz de Goiás, Sebastiana Correia da Paz, que elogiou a iniciativa do projeto: “As crianças gostaram do que viram e, quem sabe, algum deles possa se tornar um representante do povo”.
Já a diretora do Cras, Suellen Daiany de Paula, afirmou que o projeto Deputados e Deputadas do Futuro é muito importante para os jovens, porque é capaz de impactar na vida deles e provocar o espírito de cidadania. “Essa visita pode servir para despertar nas crianças o interesse de ser um político daqui 10 ou 20 anos, além de exercer a cidadania”, complementou.
O estudante Matheus Teixeira, de 12 anos, da Escola Municipal Senador Emival Ramos Caiado, disse que “foi uma ótima visita. Tudo foi muito bem explicado, a gente tirou fotos com muitos deputados e conferimos apresentação de teatro. Foi uma ótima visita e eu quero muito voltar aqui de novo”.
A psicóloga Alciene Alves Ferreira, que faz parte do Cras de Santa Cruz, ficou emocionada em falar sobre o projeto Deputados e Deputadas do Futuro. “Para mim, informação é poder, e quando você ensina isso para as crianças você está criando uma outra sociedade possível. Eu até comentei com a primeira-dama: ‘agora, nós estamos perdidas, porque essa meninada vai nos cobrar isso no futuro’”, exclamou.