Criação do Dia Estadual do Neuropediatra passa à segunda votação
O projeto de lei nº 21589/24, do deputado Lineu Olimpio (MDB), obteve a primeira aprovação durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 15. A matéria institui, no calendário oficial do estado de Goiás, o Dia Estadual do Neuropediatra, a ser comemorado anualmente no dia 3 de fevereiro, com o objetivo reconhecer e valorizar a atuação dos profissionais da neuropediatria no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas em crianças e adolescentes.
Além disso, pretende conscientizar a população goiana sobre a importância do atendimento especializado em neuropediatria para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e promover eventos e atividades educativas que incentivem o conhecimento sobre os transtornos neurológicos infantis e a importância do acompanhamento médico adequado.
Segundo Lineu, a carência de neuropediatras no Brasil ainda é uma realidade que afeta diretamente a capacidade de atendimento especializado, além de revelar uma desigualdade na distribuição desses profissionais, particularmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, prejudicando o acesso da população aos serviços especializados.
O parlamentar diz que o projeto de lei busca não só homenagear a classe médica, mas também estimular a discussão sobre a ampliação do acesso a esse atendimento no estado de Goiás. "Além de valorizar os profissionais que se dedicam ao diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas em crianças, a medida promove a conscientização pública sobre a importância desse cuidado para o desenvolvimento infantil”, argumenta o deputado.