Ícone alego digital Ícone alego digital

Exército Brasileiro recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, em iniciativa do presidente Bruno Peixoto

16 de Abril de 2025 às 06:55
Crédito: Carlos Costa
Exército Brasileiro recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, em iniciativa do presidente Bruno Peixoto
Homenagem ao Exército Brasileiro e entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao coronel Argemiro Luciano Souza Costa

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa terça feira, 14, sessão solene em tributo ao Exército Brasileiro, em reconhecimento à sua relevância na defesa da nação e na prestação de serviços à sociedade goiana. A cerimônia, proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), destacou o compromisso da instituição militar com a segurança, a soberania e o bem-estar dos cidadãos.

Uma noite de homenagem a uma das instituições mais antigas do país: o Exército Brasileiro. Com seus trajes verde-oliva, militares de todas as patentes lotaram o Plenário Iris Rezende Machado, para a festa em celebração ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado em 19 de abril.

Segundo justificou Bruno Peixoto, a homenagem se dá pelo relevante trabalho, dedicação e esforço dos membros do Exército Brasileiro, que contribuem para o desenvolvimento do país, “assegurando a defesa da soberania nacional e mantendo a ordem interna, além de desempenharem um papel essencial na formação de cidadãos com valores de liderança e responsabilidade”.

Noventa personalidades ligadas ao Exército foram agraciadas com o Certificado de Mérito Legislativo, uma honraria que celebra contribuições significativas para o estado e o país. Dentre os homenageados, o coronel Argemiro Luciano Souza Costa recebeu a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda do Legislativo goiano, em reconhecimento a sua trajetória exemplar e dedicação às causas militares e sociais.

A solenidade foi presidida por Peixoto, que teve ao seu lado, na mesa diretiva: o primeiro-secretário da Alego, deputado Coronel Adailton (Solidariedade); o comandante de Operações Especiais, general de Brigada André Lúcio Ricardo Couto; o subcomandante do Comando de Operações Especiais, coronel Argemiro Luciano Souza Costa; e o diretor executivo da Presidência da Alego, Rubens Kirsteim Jr. Também compuseram a mesa o gerente regional da Poupex em Goiás, coronel do Exército Marcelo Vilanova; o presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército em Goiânia, Luiz Roberto Botosso Júnior; o vice-presidente do Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva, tenente Marajá João Alves de Mendonça Filho; e o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, João Alberto Vieira Rodrigues.

Antes do início da cerimônia, a Banda de Música do Exército executou números da música pop mundial. E, ao início do ato solene, o grupo foi responsável pelo Hino Nacional Brasileiro.

Em breves palavras, Bruno Peixoto destacou o quanto se sentia gratificado em homenagear homens e mulheres que dedicam a vida a servir o povo brasileiro. O presidente do Legislativo destacou o trabalho do comandante de Operações Especiais, que segundo ele, serve de exemplo ao país. “Um trabalho excepcional na formação, na preparação dos militares”. 

Em seguida, o deputado Coronel Adailton discursou em nome do Parlamento goiano, lembrando que também serviu as Forças Armadas, por um ano e meio na Força Aérea Brasileira.

Missões

O parlamentar ressaltou as inúmeras missões que os militares executam, diariamente, nas mais diferentes áreas, em todo o Brasil, citando que a eles não é dada alternativa a não ser cumprir o que lhes é determinado. “E é nesse sentido que eu quero acompanhar o presidente Bruno Peixoto e reconhecer o trabalho de cada uma das senhoras e de cada um dos senhores, em favor da população brasileira, em favor da população goiana”.

Em sua fala, o comandante de Operações Especiais agradeceu a Bruno Peixoto pela iniciativa de homenagear a instituição. Ele lembrou que a história do Exército e do Brasil se confundem. “E hoje o Exército é uma referência de valores e princípios, tanto que quando queremos falar de correção de atitudes, a gente fala que a pessoa é Caxias, por tão correto que ele é. E Caxias foi um líder que nos inspira até hoje”.

O general destacou o trabalho realizado pela instituição, especialmente junto aos jovens, que chegam ao Exército todos os anos, cerca de 700 a cada ano. “Reinserimos esses jovens, que, às vezes, chegam sem referência; de famílias, às vezes, degradadas e entregamos jovens com referência e, alguns, descobrem até uma vocação militar. E assim a gente estabelece essa simbiose perfeita entre o Exército e a sociedade goiana".

Em seguida coronel Argemiro Luciano Souza Costa recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e, logo após, os outros homenageados também foram condecorados com o Certificado do Mérito Legislativo. Discursando em nome de todos os homenageados, Costa agradeceu o reconhecimento recebido do Poder Legislativo e sublinhou que o ato se tornava ainda mais importante por estar entre amigos, que ele conquistou durante toda sua trajetória no Exército.   

O militar afirmou que a mensagem mais importante que ele gostaria de deixar no momento, é o que ele próprio tenta viver diariamente. “A diferença entre quem eu sou e quem eu quero me tornar, está no que estou fazendo agora. Então guardem isso. Isso é muito forte e transforma vidas”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.