Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas do Vale propõe lei para condução segura de cães em locais públicos

05 de Maio de 2025 às 09:11

O deputado Lucas do Vale (MDB) apresentou o projeto de lei nº 8955/25, que visa estabelecer normas para a condução segura de cães em vias públicas, praças, parques e demais espaços de acesso público. O objetivo é garantir a segurança dos transeuntes, dos animais e o bem-estar coletivo.

A proposta torna obrigatório o uso de coleira e guia, focinheira para raças específicas, condutor capacitado e recolhimento de dejetos. Além disso, o projeto prevê penalidades para o descumprimento das regras, que incluem advertência, multa administrativa de R$ 300,00 a R$ 3 mil em casos de reincidência (com valor graduado conforme a gravidade da infração e a capacidade econômica do infrator) e apreensão do animal em situações de risco iminente à segurança pública, mediante avaliação da autoridade competente.

Segundo o legislador, o projeto busca promover a posse responsável de animais e a convivência respeitosa entre humanos e pets. Ao estabelecer regras claras e penalidades para o descumprimento, a lei visa prevenir acidentes e ataques a pedestres, ciclistas e outros animais, garantir a limpeza e higiene dos espaços públicos, reduzir conflitos entre tutores de animais e demais cidadãos e promover um ambiente urbano mais seguro e saudável para todos.

Lucas explica, em justificativa, que a lei proposta contribuirá para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos animais de estimação, garantindo o direito à companhia dos pets, sem comprometer a segurança e o bem-estar coletivo.

O projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.