Virmondes Cruvinel quer inteligência artificial no atendimento virtual em Goiás
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) protocolou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a iniciativa legislativa 8960/25, propodo a criação do Chatbot GO. Trata-se de uma ferramenta de atendimento virtual inteligente em canais estaduais de atendimento digital. O projeto de lei estipula o uso de plataformas baseadas em inteligência artificial (IA) com o objetivo de proporcionar atendimento ágil, eficiente e inclusivo aos cidadãos.
“É uma iniciativa que reflete o compromisso do estado de Goiás com a modernização administrativa, a desburocratização e a melhoria do atendimento ao cidadão. A implementação de tecnologias de inteligência artificial no setor público é uma medida necessária para enfrentar os desafios contemporâneos e atender às expectativas da sociedade”, argumenta o parlamentar na justificativa da proposição.
A proposta faz referência ao uso de canais digitais, como Whatsapp, aplicativos estaduais e outros meios eletrônicos. A norma explica que o Chatbot GO será desenvolvido e gerido pelo Executivo, por meio de seus órgãos competentes, com o apoio de empresas públicas ou privadas.
Além da inclusão digital e da inovação tecnológica, a matéria traz princípios orientadores como eficiência e celeridade no atendimento às demandas dos cidadãos. A norma traz, ainda, diretrizes para a segurança da informação e proteção de dados pessoais.
Cruvinel aponta que a utilização de plataformas digitais tem sido amplamente reconhecida como uma estratégia eficaz para ampliar o acesso e a qualidade na prestação de serviços públicos. Ele aponta que Goiás se destaca pela inovação em sua gestão, e já possui iniciativas que demonstram a viabilidade e os benefícios de integrar tecnologia à administração pública.
Como exemplo dessa gestão inovadora, o parlamentar cita a implementação de ferramentas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a modernização de serviços digitais através do Expresso Goiás e o avanço em políticas de transparência pública. “São exemplos de que o estado está preparado para dar mais um passo em direção à transformação digital. A proposta de criação do Chatbot GO visa consolidar essa trajetória, tornando o atendimento ao cidadão mais acessível, dinâmico e eficiente”, explica.
Funcionalidades
Entre as funções principais da plataforma, a proposta apresenta a prestação informações e orientações sobre serviços públicos estaduais, além de agendamentos, consultas e encaminhamentos para serviços. A ferramenta também deverá receber e protocolar denúncias, reclamações, solicitações e sugestões dos cidadãos.
No Chatbot GO também estarão disponíveis informações sobre programas, políticas públicas e benefícios sociais do estado, com direcionamento do cidadão para atendimento humano especializado, quando necessário.
Para o autor da proposta, a automatização de atendimentos rotineiros e a redução de custos operacionais, como papel e deslocamentos, são benefícios diretos da implantação de plataformas digitais inteligentes. "A adoção de soluções tecnológicas inovadoras contribui para a otimização de recursos públicos”, anota.
A matéria segue seu trâmite no Legislativo, e será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Após analisados os aspectos legais do projeto de lei, ele segue para avaliação em Plenário, em dois turnos de discussão e votação.