Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria veta instalação de Delegacia da Mulher no município de Quirinópolis

22 de Abril de 2025 às 10:01

O Poder Executivo enviou ao Parlamento goiano veto integral ao autógrafo de lei referente ao projeto n° 5625/25, de autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), voltado à criação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) no município de Quirinópolis.

De acordo com o texto, protocolado na Casa de Leis sob o nº 8980/25, a medida atende a recomendação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que apontou inconstitucionalidade do projeto. “Apontou-se vício formal de iniciativa porque a matéria é pertinente à organização administrativa do Poder Executivo, cuja competência é do governador”, observou. 

Tais fundamentos são reforçados nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), salienta a Governadoria, ao apontar as razões do veto. A proposta também criaria, conforme a matéria, despesa obrigatória sem a estimativa do impacto financeiro e orçamentário exigida no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal.

Consultada sobre a conveniência da iniciativa, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), esclareceu que uma nova unidade policial exigiria o levantamento de informações sobre o quantitativo de pessoal necessário ao seu funcionamento, com a eventual necessidade de criação de cargos e de realização de concurso público, atividades a cargo da Delegacia-Geral da Polícia Civil (DGPC). 

Essas possíveis despesas estão sujeitas, conforme a pasta, aos limites legais de gastos, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não se aprovam novas despesas com pessoal que não estejam previstas na Lei Orçamentária Anual e no Plano de Recuperação Fiscal”, sublinhou.

As justificativas da Secretaria de Estado da Economia, por fim, coincidiram com as razões de veto apontadas pela PGE e pela Sead, às quais foi acrescentada a vedação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) de criação de novos cargos ou aumento de despesas, salvo compensação prevista no Plano de Recuperação Fiscal.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.