Semana de conscientização e atenção à faixa de pedestres tem aval da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer

Sob o comando do deputado Mauro Rubem (PT), a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer reuniu-se na tarde desta terça-feira, 22, para a deliberação de processos. Na oportunidade, cinco proposituras receberam sinal verde e estão aptas a serem apreciadas em Plenário.
Em destaque, está o projeto nº 6098/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que institui a Semana Estadual de Conscientização e Atenção à Faixa de Pedestres. A proposta foi relatada de forma favorável pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade).
O objetivo da iniciativa é promover debates, campanhas publicitárias, palestras educativas e eventos em geral, abrangendo a importância do uso da faixa de pedestres, com a participação de diferentes órgãos e entidades, e estimular a divulgação de bons hábitos no comportamento de condutores e pedestres, relembrando aos condutores sobre a preferência de travessia do pedestre e o incentivo ao uso da faixa pelos pedestres.
“A conscientização é a melhor forma para combater os riscos de atropelamentos nas faixas e também fora delas. É importante o pedestre ter muita atenção ao atravessar a faixa, esperar o veículo parar para, assim, atravessar com segurança”, justifica o autor da propositura.
Também foram acatados pelos membros do colegiado os pareceres favoráveis às seguintes propostas:
Processo n° 9203/24 - Autor: Virmondes Cruvinel - Inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a canoagem ecológica do Rio dos Pilões, realizada no município de Fazenda Nova. Relator: Ricardo Quirino (Republicanos).
Processo n° 14213/24 - Autor: Coronel Adailton - Dispõe sobre o reconhecimento da Festa do Tomate, realizada em Goianápolis, como Patrimônio Cultural e Imaterial goiano. Relator: Amauri Ribeiro (UB).
Processo n° 10197/23 - Autor: Coronel Adailton - Dispõe sobre o reconhecimento do Santuário Basílica Sagrada Família, no município de Goiânia, como patrimônio religioso, cultural e imaterial goiano. Relator: Amauri Ribeiro.
Processo n° 5337/23 - Autor: Cristiano Galindo (Solidariedade) - Confere ao município de Montividiu o Título de Capital dos Grãos. Relator: Coronel Adailton.