Projeto Escola no Legislativo retoma atividades com visitas de alunos do ensino fundamental e acadêmicos de direito

O Parlamento estadual retomou, nesta terça-feira, 22, as atividades do Projeto Escola no Legislativo, iniciativa que proporciona visitas guiadas e palestras sobre o funcionamento da Casa de Leis.
A ação desta semana contemplou dois públicos distintos: pela manhã, alunos do 7º ano do Centro de Referência Educacional (Prevest) participaram das atividades; enquanto no período da tarde, foi a vez dos acadêmicos do curso de direito da Unialfa conhecerem os bastidores do Legislativo goiano.
Conhecimento técnico e formação cidadã
As atividades matutinas foram conduzidas pelos servidores da Escola do Legislativo, Maria Elisa e Miguel Gusmão, com uma abordagem adaptada ao público infantojuvenil. Essa visita teve como objetivo despertar a consciência cidadã entre os estudantes mais jovens e promover a aproximação entre a comunidade escolar e o Poder Legislativo, fortalecendo as bases das instituições democráticas desde cedo.
A programação vespertina, por sua vez, seguiu um formato diferenciado, com duração estendida e conteúdo mais técnico, adequado ao público universitário. Miguel Gusmão, chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, explicou essa diferença: "Foram ministrados conceitos essenciais e de validação sobre democracia, com aspectos mais específicos, como tipos de votação, tipos de quórum na Alego, os tipos de comissões e seu funcionamento, além de explicações sobre as atividades no Plenário".
A visita dos estudantes de direito durante a tarde permitiu um aprofundamento nas questões legislativas práticas, como destacou Gusmão: "A visita guiada foi um pouco mais detalhada nas atividades das comissões e, especialmente, no Plenário, uma vez que a turma era formada por estudantes de direito que puderam acompanhar as atividades parlamentares no expediente de votação e apreciação de matérias".
Teoria e prática: o valor pedagógico da experiência
Acompanhando os acadêmicos vespertinos estava a professora Carolina Hissa, que leciona disciplinas relacionadas ao direito constitucional, ciência política e teoria geral do estado na Unialfa. Para ela, a visita representa uma valiosa oportunidade de extensão curricular, conectando teoria e prática. "Por se tratar de uma visita técnica, os alunos podem perceber o peso da representatividade política, as ações que se iniciam com o voto e configuram em diversas políticas e tomadas de decisões", esclareceu a docente, ressaltando que as horas da atividade integram a carga horária acadêmica dos estudantes.
Entre os participantes da tarde estava Eduarda Mendonça de Souza, aluna do 1º período de direito, que viu na experiência um estímulo para futuros profissionais. "O projeto pode fazer com que os alunos se inspirem e queiram, um dia, trabalhar na Assembleia, porque eu acredito que o futuro está nos jovens", frisou a universitária, destacando a importância da transparência proporcionada pelas atividades do projeto.
Calendário crescente de atividades
A retomada das atividades do Escola no Legislativo nesta semana marca um novo ciclo após um período de pausa, como explicou Miguel Gusmão: "Devido ao sucesso e à demanda do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro, houve um atraso na retomada de algumas atividades da Sessão de Educação e Cidadania. Hoje realizamos a primeira edição e ainda teremos nesta semana outras três edições".
A programação dos próximos dias promete ser igualmente diversificada, com o retorno dos estudantes do Colégio Prevest e a visita de alunos do curso de direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esta continuidade reforça o propósito central do projeto, como destacou Gusmão: "O objetivo é envolver a comunidade escolar com o Poder Legislativo, aproximar, preparar e estimular esses adolescentes, jovens e adultos que frequentam esse projeto para a prática da cidadania ativa, acompanhando o Parlamento, suas ferramentas e conhecendo a sede estadual do Poder Legislativo".
Adaptação e acessibilidade para todos os níveis
O Projeto Escola no Legislativo tem como diferencial sua versatilidade, atendendo desde alunos do ensino fundamental até estudantes universitários. Essa adaptabilidade se traduz na personalização da metodologia, conteúdo e duração das palestras e visitas guiadas, garantindo que cada grupo receba informações adequadas ao seu nível de compreensão e interesse, seja pela manhã ou à tarde.
Além do componente teórico, a iniciativa proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer o Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento goiano, complementando o aprendizado com a vivência prática dos espaços onde as leis são debatidas e aprovadas. Desenvolvido pela Escola do Legislativo, o projeto não se limita apenas às instituições de ensino, estando também aberto à participação da sociedade civil interessada em compreender melhor o funcionamento do Poder Legislativo Estadual, fortalecendo assim o exercício da cidadania em todas as esferas sociais.