Legislativo realiza audiência pública para tratar sobre avanços da Fapeg ao longo dos 20 anos de existência
Na próxima segunda-feira, 28, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoverá a audiência pública com o tema: Ciência que Transforma Goiás - Balanço dos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). O encontro foi proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) e ocorrerá às 19 horas no Auditório Francisco Gedda no Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes.
A audiência celebra as duas décadas da Fapeg e discutirá seu papel no desenvolvimento regional sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população goiana.
Virmondes que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes ressalta que trabalho da Fapeg fortalece a produção de conhecimento no Estado, o que impulsiona a inovação, essencial para a competitividade econômica. “Ela financia projetos de pesquisa científica e tecnológica em universidades, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas”, destaca.
O legislador frisa, ainda, que a fundação concede bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, contribuindo para a formação e qualificação de recursos.
Estímulo
Cruvinel pontua também que a fundação é responsável por programas voltados para startups, incubadoras e empresas de base tecnológica. “A Fapeg fortalece o ecossistema de inovação, incentivando o surgimento de negócios com alto potencial de crescimento. O fortalecimento da ciência e tecnologia torna Goiás mais atrativo para investidores e empresas que buscam ambientes inovadores e mão de obra qualificada, favorecendo a economia local”, disse.
A audiência ocorre em um momento de expansão da Fapeg, que no mês de fevereiro deste ano anunciou reajustes de 10% nas bolsas de mestrado e doutorado e a criação de bolsas de excelência.