Ícone alego digital Ícone alego digital

Legislativo goiano homenageou servidores da Conab nessa 5ª-feira, por iniciativa do deputado Paulo Cezar Martins

25 de Abril de 2025 às 07:00
Crédito: Hellenn Reis
Legislativo goiano homenageou servidores da Conab nessa 5ª-feira, por iniciativa do deputado Paulo Cezar Martins
Sessão solene em comemoração aos 35 anos da Conab

Os 35 anos de atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio do reconhecimento aos servidores e ex-servidores do órgão. A iniciativa foi do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que, na oportunidade, entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 50 representantes da empresa.

De acordo com o propositor, trata-se de uma justa homenagem àqueles que contribuíram e continuam contribuindo com dedicação e compromisso por um país mais justo e abastecido. "A trajetória dessa instituição tem sido fundamental para a segurança alimentar, o apoio à agricultura familiar e o fortalecimento do setor agropecuário brasileiro", enfatizou Paulo Cezar.

O parlamentar conduziu a solenidade, que também teve a presença dos deputados Mauro Rubem (PT) e Lineu Olimpio (MDB), este ex-presidente da companhia. Também compuseram a mesa diretiva: o diretor executivo de Operações e Abastecimento da Conab, Arnoldo Anacleto de Campos; o superintendente regional da empresa, Carmo Inácio da Silva; a viúva de Paulo Roberto da Cunha, que comandou a Conab na década de 1990, Maria das Graças Silva e Souza Cunha; o assistente de superintendente e ex-superintendente da Conab, Joaquim Araújo dos Santos; a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jéssica Brito; e o prefeito de Porteirão, João Henrique (MDB).

Primeiro orador da noite, Mauro Rubem parabenizou o colega Paulo Cezar pela iniciativa, a qual apoiou integralmente, já que considera a companhia uma das mais importantes para garantir a segurança alimentar do país. Ele também destacou que, assim como seu partido, apoia todas as medidas em prol da agricultura e do combate à fome. “Nós estamos aqui junto com a bancada que defende a agricultura de um modo geral, particularmente a agricultura familiar, a reforma agrária. Porque nós temos mais de 120 mil agricultores no estado de Goiás, que precisam ser motivados e estimulados e, com isso, melhorarmos o desenvolvimento e crescimento do nosso estado”, afirmou.

Capilaridade

Em seguida, o deputado Lineu Olimpio usou o espaço de fala para dizer que a Conab é a única empresa no país com capilaridade capaz de prestar qualquer tipo de serviço ao Governo Federal, aos governos estaduais, à Defesa Civil e a outros órgãos.

Lineu contou que, quando presidente da empresa [em 2015], teve a oportunidade de conhecer todas as regionais do órgão e as demandas de cada uma e, assim, descobrir o tamanho da companhia: “Tivemos momentos, naquela época, em que foi necessário que a Conab distribuísse, no Brasil, mais de 1,2 milhão de cestas, o que não é simples. Uma logística dessas só uma empresa com tamanha capilaridade tem condição de atender”.

Olimpio sublinhou ainda que, neste momento de festa, ele faz questão de deixar o reconhecimento à Conab e a gratidão por todo conhecimento de gestão que ele teve durante o período que passou pela companhia: “Mas, acima de tudo, a gratidão do povo brasileiro pelos serviços prestados por todos vocês”.  

Na sequência da solenidade, o diretor Arnaldo Anacleto também subiu à tribuna e agradeceu ao deputado Paulo Cezar Martins pela homenagem à empresa. Ele lembrou que se comemorava o aniversário de 35 anos, mas a história da companhia já soma 82 anos, porque vem desde a criação da Comissão de Financiamento da Produção (CFP) no governo de Getúlio Vargas, depois teve continuidade com a Cobal (Companhia Brasileira de Alimentos) e a Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazenamento) e, por fim, a Conab.

Comprometimento

O diretor pediu a exibição de um vídeo institucional sobre o papel desempenhado pela companhia e, em seguida, continuou seu pronunciamento, reconhecendo a qualidade e a dedicação dos servidores da companhia, que aliam comprometimento e conhecimento técnico. Anacleto discorreu sobre a atuação da Conab no apoio ao produtor rural, ao longo de sua história, em diversos aspectos como no escoamento e no armazenamento da produção.

“A Conab apoia o produtor porque ela tem um componente de política agrícola e ela faz todo um esforço para que esse produtor, junto com outras ferramentas, tenha viabilidade. Do outro lado, ela cuida do abastecimento, porque é a missão da Conab ajudar a chegar comida para a população brasileira. É uma equação muito difícil neste país, porque ao mesmo tempo que tem que incentivar a economia tem que tirar o Brasil do mapa da fome, e nem sempre isso é casado, e a Conab está no meio dessa tensão”, disse o gestor.

Arnaldo disse acreditar que a valorização da Conab pode torná-la uma grande empresa que pode ajudar o Brasil a resolver essa equação, cumprindo sua missão de combater a fome, garantir o direito humano à alimentação, gerar emprego e renda no campo e na cidade, com sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. “Essa é a nossa perspectiva enquanto Conab: ser uma empresa que caminha junto com a sociedade, com o setor privado, produzindo resultados e garantindo o direito à alimentação da nossa população”, finalizou.

A empresa

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com sede em Brasília. Criada em abril de 1990, a Conab surgiu da fusão com a CFP e a Cibrazem.

A Conab desempenha um papel estratégico no setor agropecuário brasileiro, com as seguintes responsabilidades principais: gestão de estoques públicos, apoio à agricultura familiar, informações agropecuárias e abastecimento social.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.