Ícone alego digital Ícone alego digital

Em solenidade, Delegado Eduardo Prado entregou Títulos de Cidadania Goiana e Medalhas Pedro Ludovico

25 de Abril de 2025 às 11:54
Crédito: Sérégio Rocha
Em solenidade, Delegado Eduardo Prado entregou Títulos de Cidadania Goiana e Medalhas Pedro Ludovico
Sessão solene de entrega de Título de Cidadania Goiana

Na manhã desta sexta-feira, 25, a Assembleia Legislativa do Estado  de Goiás (Alego) realizou uma sessão solene, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), em que foram concedidos o Título de Cidadania Goiana e a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A cerimônia foi realizada no Plenário Iris Rezende.

Além de Prado, compuseram a mesa de trabalho a empresária Cristiane Silva Nogueira Vieira; o delegado de polícia e coordenador do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes da Deic/PCGO, William Augusto Bretz Silva; o delegado de polícia do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes da Deic/PCGO, Caio Cesar Couto Menezes; o advogado Renaldo Limiro; o 2° sargento da Polícia Militar Jader Paulo de Lima Alves e o diretor de Controle de Gestão da Controladoria-Geral do Município de Goiânia, Alen Rodrigues de Oliveira.

Propositor da homenagem, Prado destacou que a solenidade celebra o reconhecimento público de homens e mulheres que, por seus méritos, dedicação e contribuição à sociedade goiana, passam a ser oficialmente parte desta terra que já os considera filhos.

“Nesta sessão solene, prestamos não apenas uma homenagem, mas também reafirmamos valores que unem todos nós: o amor por Goiás, o compromisso com o bem comum e a força de quem constrói com dignidade”, enfatizou.

Trajetória dos homenageados

O parlamentar ressaltou a atuação de cada condecorado nesta sessão.

Entre os destaques, Sônia Maria Fernandes Limiro da Silva recebeu reverência do deputado por sua atuação multifacetada. “Natural de Goiás desde 1974, Sônia é reconhecida pelo papel fundamental na construção de uma família exemplar, na gestão de um escritório jurídico respeitado e, sobretudo, por sua constante contribuição à cultura e ao desenvolvimento humano do estado”, afirmou Prado.

O advogado Renaldo Limiro da Silva, vindo de Frutal (MG), também foi citado no discurso: “Sua carreira no direito empresarial é marcada por ética, dedicação à recuperação de empresas e formação de novas gerações de profissionais. Renaldo é considerado um pilar do fortalecimento da justiça em Goiás, sendo referência como advogado, autor e pensador do direito”.

Na sequência, o legislador destacou a atuação da advogada Danielle Fernandes Limiro Hanum, reconhecida por sua liderança no direito ambiental e na promoção de práticas empresariais sustentáveis: “Sua atuação técnica e ética tem tornado o estado referência em inovação e responsabilidade socioambiental”.

Na área da segurança pública, o delegado William Bretz recebeu destaque, no discurso do parlamentar, pelo trabalho que realizou à frente do Grupo de Repressão a Estelionatos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e pela formação de novos policiais civis. O delegado Caio Menezes também foi citado como exemplo de competência e dedicação no combate a fraudes e na capacitação de servidores. O parlamentar comentou, ainda, sobre o trabalho do delegado em Alvorada do Norte. “Delegado Caio, eu já atuei em Alvorada do Norte como você também atuou. Inclusive, hoje, estou indo para lá e vamos castrar 300 animais por meio de emendas parlamentares que destinei para essa ação em Alvorada do Norte”, pontuou.

Eduardo Prado ainda falou sobre o 2º sargento Jader Paulo de Lima Alves e enfatizou que o respeita e o admira por sua bravura e seu histórico de coragem, sendo promovido por mérito e condecorado por destaque operacional. O soldado Fábio Gabriel Alves da Rocha também foi lembrado por seu compromisso, sua honestidade e seu profissionalismo.

O médico veterinário Suair Campos da Silva Júnior teve seu trabalho reconhecido pela dedicação à saúde animal, área essencial para o bem-estar da sociedade, mas muitas vezes invisibilizada.

O legislador falou também da atuação do diretor de Controle de Gestão da Controladoria-Geral do Município de Goiânia, Alen Rodrigues de Oliveira, que é especialista em gestão pública, ética e compliance. Em seguida, Prado destacou o espírito empreendedor de Cristiane Silva Nogueira, que criou uma rede de mini mercados em condomínios.

Ao concluir seu discurso, Delegado Eduardo Prado frisou que as homenagens dessa solenidade simbolizam o reconhecimento do estado àqueles que se destacam pelo compromisso ético e pela contribuição ao desenvolvimento de Goiás.

Agradecimentos

 Os agraciados também fizeram uso da palavra e destacaram a felicidade de receberem o reconhecimento proposto pelo deputado Delegado Eduardo Prado. 

A empreendedora Cristiane Silva Nogueira disse que estava feliz por receber a maior honraria concedida pelo Parlamento goiano. “Receber a Medalha Pedro Ludovico Teixeira me deixa lisonjeada e demonstra o quanto o Poder Legislativo reconhece a importância do empreendedorismo para o estado. Quando fundei a rede de mini mercados para os condomínios, no alto da pandemia de covid-19, foi um ato de coragem e hoje, com muito orgulho, vejo que a nossa empresa prosperou e passou a cumprir um papel relevante. Geramos emprego e contribuímos para a economia local”, destacou. 

Cristiane também ressaltou o papel social que a empresa vem exercendo ao gerar empregos, estimular a economia local e servir como exemplo de que é possível empreender com propósito. “Essa medalha não é só minha. Ela pertence a cada colaborador do Superbox, a cada cliente que confiou em nosso trabalho, a minha família e a todas as mulheres empreendedoras que enfrentam diariamente os desafios de fazer acontecer”, concluiu.

A advogada de direito ambiental, Danielle Fernandes Limiro Hanum, que também recebeu a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, se emocionou ao discursar e disse que era um momento de muita alegria para ela e para a família. Por sua vez, o diretor de Controle de Gestão da Controladoria-Geral do Município de Goiânia, Alen Rodrigues de Oliveira, fez uso da tribuna. Ele pontuou que sempre foi goiano de coração e que agora é goiano de papel passado. “Desde minha chegada, fui acolhido com sorrisos sinceros que me fizeram me sentir em casa”, disse.

O advogado Renaldo Limiro da Silva, que também recebeu o Título de Cidadania Goiana, enfatizou que foi bem recebido pelo povo goiano e foi aqui que conheceu sua esposa, Sônia Limiro, com quem já comemora 48 anos de matrimônio. “Agradeço esse título e todo apoio da minha família que, juntos, atuamos com uma advocacia ética e de muita responsabilidade. Muito obrigado, deputado, por essa homenagem”, frisou. 
O delegado William Bretz falou que receber o Título de Cidadania goiana o deixou honrado. “Atualmente, estou à frente da Delegacia de Senador Canedo após três anos de árduo trabalho que estive na Deic. Lá pude desmantelar muitas quadrilhas de estelionato e fazer importante prisões para o estado de Goiás. Como delegado, vejo que nós, da segurança pública, temos o compromisso de respeito, justiça e garantir a segurança de todos os goianos. Que essa homenagem se converta ainda mais em trabalho e dedicação ao povo goiano”, apontou. 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.