Assembleia Legislativa celebrou os 20 anos da Fapeg na noite dessa 2ª-feira, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por proposição do deputado Virmondes Cruvinel (UB), realizou na noite dessa segunda-feira, 28, audiência pública em comemoração aos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), com o tema "Ciência que Transforma Goiás - Balanço dos 20 anos da instituição".
Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, Cruvinel, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e das Cidades Inteligentes na Casa de Leis, falou da importância da Fapeg para Goiás, ao incentivar a pesquisa e ciência, através de parcerias com o governo do Estado.
“São pesquisadores e cientistas que trazem boas ideias e soluções, inclusive na área da saúde e da inovação, que ajudam o desenvolvimento de Goiás, conectado com a educação. É um passo importante celebrar estes 20 anos, principalmente na Assembleia, que é a Casa do Povo”, pontuou o parlamentar.
Cruvinel destacou, ainda, que já existem resultados positivos da parceria com a Fapeg, que ajudou a colocar Goiás em décimo lugar no ranking de start ups de todo o país, e com isso, o surgimento de soluções que melhoram, inclusive, a administração pública. “No fim das contas, quem ganha é o cidadão. Esse avanço só é possível pela parceira da Fapeg com o poder público, mas principalmente com as universidades goianas. Esse reconhecimento, hoje, é importantíssimo”, finalizou.
Fomentoà ciência
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, lembrou que são 20 anos da instituição, fomentando a ciência, a tecnologia e a inovação. Ele assinalou que foi a partir de 2019 que houve um maior protagonismo de incentivo de valores substanciais, para a geração de inovações, que ajudou a promover o desenvolvimento do Estado.
“A Fapeg fomenta o desenvolvimento de novas tecnologias e a inovação, desde as Instituições de ensino e pesquisa, até aos parques tecnológicos e nos núcleos de inovação, mas também direto nas empresas que possuem projetos significativos que gerem novos serviços, projetos e inovações. A Assembleia, hoje, homenageia nossos 20 anos e isso mostra o reconhecimento do que a Fapeg representa para Goiás”, enalteceu Arriel.
Reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Borges Cruvinel lembrou que a Fapeg tem sido uma importante mola propulsora da pesquisa e da inovação, por meio dos seus editais, que fomenta, de forma qualificada, todas as instituições de ensino superior do estado. “Hoje a Fapeg representa um grande ganho nos incentivos à pesquisa, através dos seus fomentos e editais específicos, que fazem com que Goiás se desenvolva. Não só a UEG, mas todas as instituições de ensino superior recebem editais e recursos financeiros da Fapeg, para que os seus pesquisadores trabalhem. O estado todo se beneficia com isso”, elogiou.