Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento analisa três vetos da Governadoria

05 de Maio de 2025 às 07:08

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisa três vetos da Governadoria. As propostas tratam de temas como saúde mental de crianças e adolescentes, realização de exames para diagnóstico de trombofilia e proibição da remoção de veículos em determinadas situações. Os vetos foram fundamentados em pareceres técnicos e jurídicos de órgãos do Executivo estadual e seguem agora para avaliação das comissões técnicas da Casa de Leis, antes de serem votados em Plenário.

O primeiro veto, registrado sob n° 9556/25, rejeita a matéria que assegurava atendimento psicológico e terapêutico a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. A justificativa do Executivo baseou-se em pareceres da Secretaria de Saúde (SES) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apontaram a existência de legislação federal já vigente, como a Lei nº 13.431/2017 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a atuação de unidades especializadas, como os CAPSs e o CEESMI.

Já o veto de n° 9558/25 barrou a matéria que tornaria obrigatório o exame de trombofilia em situações específicas, como na prescrição de anticoncepcionais ou durante a gestação. A medida foi considerada inconstitucional e tecnicamente inviável. Segundo a Secretaria de Saúde e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o exame possui alto custo, não possui critérios clínicos claros para ampla aplicação e a matéria é de competência federal, conforme a Lei nº 8.080/1990, que regula o Sistema Único de Saúde (SUS).

O terceiro veto, de n° 9561/25, derrubou a matéria que visava proibir a remoção de veículos para o depósito em determinadas condições. A Procuradoria-Geral do Estado e órgãos como o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) argumentaram que a proposta invadia competência legislativa exclusiva da União, prevista no artigo 22 da Constituição Federal, e contrariava normas já estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.