Servidores da Casa de Leis participam de curso de redação oficial com foco no aprimoramento da escrita de ofícios e memorandos

Servidores lotados na Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) participaram, na tarde desta segunda-feira, 5, de curso para aperfeiçoamento da redação oficial. A capacitação foi uma iniciativa da Secretaria Geral da Presidência, em parceria com a Escola do Legislativo. O conteúdo foi ministrado pelo professor, revisor taquígrafo e servidor efetivo da Casa, Thales Rodrigo.
O treinamento tem como objetivo a reciclagem de conhecimento dos servidores públicos do Poder Legislativo, para a melhoria da comunicação escrita por meio de ofícios, memorandos e também da comunicação interna setorial, alinhada aos rigores técnicos exigidos pela instituição.
Rodrigo explica que “a redação oficial é a maneira pela qual a instituição se comunica, mas isso não significa que seja mais difícil, ao contrário, é uma forma de padronizar e facilitar a comunicação entre as instituições e com ela mesma”. Segundo o palestrante, um dos pontos de maior destaque do treinamento refere-se aos aspectos sintáticos do sistema linguístico, que determina as relações formais que interligam os constituintes da sentença, como concisão, clareza, coesão e coerência.
A assessora Thais Monique, uma das participantes, afirmou que a capacitação será útil no dia a dia: “O curso foi de grande valia para o meu trabalho, pois sou responsável pelo agendamento de visitas da presidência, produzo ofícios e administro a escala de representantes”.
Telma Magalhães, responsável pela Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, esclareceu que o curso tem duração total de oito horas, dividido em dois dias de aulas, com carga horária de 4 horas cada. Ao final da capacitação, os alunos serão certificados.