Bruno Peixoto será agraciado com comenda humanitária na noite desta segunda-feira, 5
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), receberá, na noite desta segunda-feira, 5, uma comenda humanitária expedida pela Ordem dos Capelães do Brasil (OCB). Além dele, também serão agraciados a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia (Avante), e o sub-procurador geral da Alego, Iure Castro. O encontro, que ocorrerá no Auditório Carlos Vieira, da Casa de Leis, terá início às 19 horas e contará também com a cerimônia de entrega do título Doutor Honoris Causa a outras 45 personalidades.
O capelão, vale lembrar, é um ministro religioso, geralmente um padre ou pastor, que presta assistência espiritual e religiosa em locais como hospitais, presídios, escolas, corporações militares e outras organizações. Ele tem a função de oferecer apoio espiritual, realizar serviços religiosos e auxiliar em momentos de crise.
Ordem dos Capelães do Brasil
A OCB tem a missão de promover o amor ao próximo e o bem-estar da sociedade, além de organizar e qualificar a classe dos capelões do Brasil, assegurando e defendendo o exercício da capelania e suas atribuições. "Somos a única entidade reconhecida por lei específica. A OCB organiza, fiscaliza, forma e registra o profissional capelão no Brasil. Internacionalmente nós registramos através da Corte Internacional de Haia dando a este profissional autoridade legal para exercer a atividade de capelão", explica a presidente da OCB, capelã Elizabeth Ferraz.
Desde a fundação, a Ordem dos Capelães do Brasil tem se firmado como referência pela lisura, responsabilidade e transparência com que são conduzidos todos os seus processos administrativos por parte de sua diretoria. O termo Doutor Honoris Causa, que dá nome ao título, vem do latim e significa por causa de honra. A honraria foi criada ainda durante a Idade Média, na Universidade de Oxford, do Reino Unido, em 1470.