Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás recebe comenda humanitária da Ordem dos Capelães do Brasil

Em solenidade realizada no Auditório Carlos Vieira, na noite dessa segunda-feira, 5, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), foi agraciado com a comenda humanitária expedida pela Ordem dos Capelães do Brasil (OCB). Na solenidade, outras 45 personalidades receberam, da entidade, o título de Doutor Honoris Causa.
Além de Bruno Peixoto, também receberam o título de comendadores concedidos pela OCB e pela Faculdade Febraica, o subprocurador-geral da Alego, Iure Castro, e a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Silva Lira (Avante). Entre os homenageados com o título de Doutor Honoris Causa, personalidades de diversas áreas da sociedade, como militares, professores e artistas.
Na abertura da solenidade, o Hino Nacional foi ao som da viola caipira, executado pelo violeiro Almir Pessoa, um dos agraciados com a honraria concedida pela instituição.
A solenidade foi presidida pela diretora da OCB em Goiás, Marileia Lasprila, que teve ao seu lado na mesa diretiva: Iure Castro, que representou o presidente Bruno Peixoto; a vice-prefeita Cláudia Lira; o assessor parlamentar Santiago Gomes; e a vereadora por Goiânia, Daniela da Gilka (PRTB).
Em seu discurso, Marileia Lasprilla afirmou que a instituição que representa escolheu conceder o título de Doutor Honoris Causa em vida, porque é uma forma de reconhecer o exemplo de cidadãos e cidadãs que se dedicam a contribuir com a sociedade. “Aqui estão reunidas grandes personalidades e a melhor maneira de fazer esse reconhecimento é enaltecendo seu bem servir, sua honestidade e dedicação.”
A vice-prefeita de Goiânia ressaltou que se sentia profundamente tocada por poder reverenciar os que estavam recebendo a honraria. Ela destacou que entre os presentes estava um colega de farda, o tenente-coronel da Polícia Militar Daniel Moreira Galvão. “Servir é a mais nobre forma de liderar. E todos vocês se apresentam como grandes líderes.”
Em sua fala, o subprocurador da Assembleia Legislativa citou a importância dos homens e mulheres que estavam sendo reconhecidos, porque servem à sociedade, atendendo aos que têm necessidades mais prementes. Ao saudar os novos doutores, Iure Castro salientou a atuação de cada um, os quais segundo ele, “de forma brilhante e guerreira, ajuda a vida de todos, porque acolhe e abraça os vulneráveis”.
Na sequência da solenidade, foi feita a entrega das honrarias da noite. Primeiros aos novos comendadores e, em seguida, aos doutores Honoris Causa.
Ordem dos Capelães do Brasil
A Ordem dos Capelães do Brasil tem a missão de promover o amor ao próximo e o bem-estar da sociedade, além de organizar e qualificar a classe dos capelães do país, assegurando e defendendo o exercício da capelania e suas atribuições. A OCB organiza, fiscaliza, forma e registra o profissional capelão no Brasil.
Internacionalmente a OCB registra,através da Corte Internacional de Haia, dando ao profissional autoridade legal para exercer a atividade de capelão.
O capelão é um ministro religioso, geralmente um padre ou pastor, que presta assistência espiritual e religiosa em locais como hospitais, presídios, escolas, corporações militares e outras organizações. Ele tem a função de oferecer apoio espiritual, realizar serviços religiosos e auxiliar em momentos de crise.