Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás recebe comenda humanitária da Ordem dos Capelães do Brasil

06 de Maio de 2025 às 07:00
Crédito: Maykon Cardoso
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás recebe comenda humanitária da Ordem dos Capelães do Brasil
Entrega de Título Dr. Honoris Causa

Em solenidade realizada no Auditório Carlos Vieira, na noite dessa segunda-feira, 5, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), foi agraciado com a comenda humanitária expedida pela Ordem dos Capelães do Brasil (OCB). Na solenidade, outras 45 personalidades receberam, da entidade, o título de Doutor Honoris Causa.

Além de Bruno Peixoto, também receberam o título de comendadores concedidos pela OCB e pela Faculdade Febraica, o subprocurador-geral da Alego, Iure Castro, e a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Silva Lira (Avante). Entre os homenageados com o título de Doutor Honoris Causa, personalidades de diversas áreas da sociedade, como militares, professores e artistas.

Na abertura da solenidade, o Hino Nacional foi ao som da viola caipira, executado pelo violeiro Almir Pessoa, um dos agraciados com a honraria concedida pela instituição.

A solenidade foi presidida pela diretora da OCB em Goiás, Marileia Lasprila, que teve ao seu lado na mesa diretiva: Iure Castro, que representou o presidente Bruno Peixoto; a vice-prefeita Cláudia Lira; o assessor parlamentar Santiago Gomes; e a vereadora por Goiânia,  Daniela da Gilka (PRTB).

Em seu discurso, Marileia Lasprilla afirmou que a instituição que representa escolheu conceder o título de Doutor Honoris Causa em vida, porque é uma forma de reconhecer o exemplo de cidadãos e cidadãs que se dedicam a contribuir com a sociedade. “Aqui estão reunidas grandes personalidades e a melhor maneira de fazer esse reconhecimento é enaltecendo seu bem servir, sua honestidade e dedicação.”

A vice-prefeita de Goiânia ressaltou que se sentia profundamente tocada por poder reverenciar os que estavam recebendo a honraria. Ela destacou que entre os presentes estava um colega de farda, o tenente-coronel da Polícia Militar Daniel Moreira Galvão. “Servir é a mais nobre forma de liderar. E todos vocês se apresentam como grandes líderes.”

Em sua fala, o subprocurador da Assembleia Legislativa citou a importância dos homens e mulheres que estavam sendo reconhecidos, porque servem à sociedade, atendendo aos que têm necessidades mais prementes. Ao saudar os novos doutores, Iure Castro salientou a atuação de cada um, os quais segundo ele, “de forma brilhante e guerreira, ajuda a vida de todos, porque acolhe e abraça os vulneráveis”.

Na sequência da solenidade, foi feita a entrega das honrarias da noite. Primeiros aos novos comendadores e, em seguida, aos doutores Honoris Causa.

Ordem dos Capelães do Brasil

A Ordem dos Capelães do Brasil tem a missão de promover o amor ao próximo e o bem-estar da sociedade, além de organizar e qualificar a classe dos capelães do país, assegurando e defendendo o exercício da capelania e suas atribuições. A OCB organiza, fiscaliza, forma e registra o profissional capelão no Brasil.

Internacionalmente a OCB registra,através da Corte Internacional de Haia, dando ao profissional autoridade legal para exercer a atividade de capelão.

O capelão é um ministro religioso, geralmente um padre ou pastor, que presta assistência espiritual e religiosa em locais como hospitais, presídios, escolas, corporações militares e outras organizações. Ele tem a função de oferecer apoio espiritual, realizar serviços religiosos e auxiliar em momentos de crise.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.