Casa Legislativa sedia lançamento de Sistema de Segurança Colaborativa
O projeto Connecta Goiás - Segurança Colaborativa será lançado oficialmente nesta terça-feira, 7, em uma iniciativa conjunta da Fecomércio Goiás, do Sindicato das Empresas de Segurança Eletrônica do Estado de Goiás (SIESE-GO) e da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O evento ocorrerá às 14 horas, no Auditório Francisco Gedda, do Palácio Maguito Vilela.
A segurança pública de Goiás dará um passo importante rumo à inovação e à cooperação intersetorial já que o projeto propõe uma aliança estratégica entre o setor privado e o poder público com o objetivo de promover um ambiente mais seguro para a população goiana por meio do compartilhamento de tecnologias, dados e recursos humanos.
A proposta é viabilizada principalmente pelo uso de câmeras com inteligência artificial, fornecidas por empresas associadas ao SIESE, que já estão em operação e integram uma rede de vigilância inteligente, acessada por diferentes órgãos públicos.
A cooperação e o compartilhamento de imagens captadas por sistemas de videomonitoramento com os órgãos de segurança pública torna-se efetivo após a iniciativa que partiu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), cujo projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pela Governadoria em 16 de agosto de 2023, gerando a Lei nº 22.217.
Essa lei dispõe sobre a cooperação e o compartilhamento de imagens captadas por sistemas de videomonitoramento com os órgãos goianos de segurança pública. A lei está vigente desde 12 de fevereiro de 2024.
Com o objetivo de contribuir para a segurança pública e a prevenção de crimes, a proposição estabelece diretrizes e procedimentos para a cooperação das pessoas jurídicas e naturais detentoras de sistemas de videomonitoramento, visando ao compartilhamento voluntário de imagens com o poder público estadual.
A lei estabelece, também, mecanismos de proteção de dados e privacidade, assegurando que o compartilhamento seja realizado em conformidade com as normas vigentes de forma segura e responsável, garantindo a proteção dos cidadãos e a integridade dos dados captados. O processo contribuirá, segundo Bruno Peixoto, para uma maior efetividade das políticas de segurança pública do Estado.
A Rede de Segurança Colaborativa já integra com as seguintes instituições:
* Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO)
* Polícia Militar de Goiás
* Polícia Civil de Goiás
* Polícia Federal regional Goiás
* Polícia Rodoviária Federal de Goiás
* Prefeitura de Goiânia
* Prefeitura de Aparecida de Goiânia
* Prefeitura de Senador Canedo
* Prefeitura de Rio Verde
* Prefeitura de Itumbiara
* Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO-GO)
Essas instituições já têm acesso às imagens captadas pelas câmeras inteligentes, o que tem contribuído diretamente para o aprimoramento das estratégias de segurança nas regiões atendidas.
O evento de lançamento contará com a presença de autoridades, especialistas em segurança e representantes do setor privado.
A programação inclui:
* Apresentação dos objetivos e diretrizes do projeto
* Painel de discussão com especialistas em segurança
* Sessão de perguntas e respostas
* Coquetel de confraternização.