Parlamento promove ação para conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais em alusão ao Maio Roxo

Na manhã desta terça-feira, 6, o Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi palco de uma iniciativa de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. A Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Casa, em parceria com a Associação de Doenças Inflamatórias Intestinais no Estado de Goiás (AGDII), promoveu o "Maio Roxo", campanha dedicada a informar e sensibilizar a sociedade sobre tais doenças.
O encontro reuniu servidores e visitantes para a conscientização sobre a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. A presidente da AGDII, Sui Diniz, falou sobre a importância do bem-estar psicológico para o paciente lidar com a doença: “Promover essa ação na Casa é uma oportunidade de disseminar a conscientização sobre formas de tratamento e prevenção dessas doenças. É preciso dar apoio e visibilidade a esta patologia, porque entendê-la e estar bem psicologicamente é essencial para o paciente.”
Voluntária da AGDII, Damaris Morais explicou como a doença a incentivou a criar cartilhas informativas, nas quais compartilha sua história como paciente e a de outras pessoas que enfrentam a condição. A última cartilha, “Mulher com Ostomia - você é capaz de manter o encanto”, oitava edição lançada pela voluntária, apresenta um diferencial ao abranger a dedicatória sobre os cuidados da doença também ao público masculino.
“A cartilha tem o intuito de dar apoio a essas pessoas. Conforme os anos passaram, a cartilha evoluiu com relatos e fotos de pacientes que perderam a vergonha de compartilhar os cuidados e suas histórias”, revelou a voluntária.
Marília Oliveira, servidora da Seção Adjunta de Atividades Culturais, explicou que o tema da ação é de suma importância para a Casa. “É muito importante trazer assuntos que remetem à conscientização e tratamentos para a Assembleia Legislativa. O Maio Roxo é uma ação que precisa de mais visibilidade, e o nosso presidente, deputado Bruno Peixoto, se compromete a promover eventos como este, de viés informativo para a saúde e bem-estar da população”, ressaltou.
O que são DIIs?
As doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, são condições crônicas que causam inflamação no trato gastrointestinal, podendo afetar os intestinos delgado e grosso e o reto. A patologia afeta principalmente pessoas entre 20 e 40 anos. Ambas são doenças autoimunes, o que significa que o sistema imunológico ataca erroneamente as células do intestino, causando inflamação e danos.