Mauro Rubem apresenta projeto que impulsiona apoio a pessoas com anemia falciforme
O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou, durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira, 7, um projeto de lei voltado à população que sofre com a anemia falciforme em Goiás. Trata-se do Programa Estadual de Acompanhamento e Aconselhamento Genético Preventivo e Assistência Médica Integral às Pessoas com Traço e Anemia Falciforme.
A iniciativa, explicou o parlamentar, é fruto de uma demanda da Associação de Anemia Falciforme Karoliny Vitória, de Aparecida de Goiânia. A entidade esteve representada na Alego por João Ivan, Eliane Oliveira e Danilo Rodrigues, presentes nas galerias do plenário.
De acordo com o deputado, a proposta busca garantir atendimento completo e prevenir agravos da doença. Ele destacou a importância do debate sobre a proposta, que visa a oferecer um acompanhamento integral e ações de prevenção genética, alinhado com as discussões e práticas mais recentes do Ministério da Saúde e especialistas. Ele parabenizou os representantes da associação por sua persistente luta.
Um dos pilares do projeto, argumentou Mauro Rubem, é assegurar o acesso ao exame diagnóstico de hemoglobinopatias para detecção precoce, além de garantir cobertura vacinal e fornecimento contínuo de medicamentos.
Por fim, Rubem defendeu o papel do estado de Goiás de implementar tais medidas para controlar a doença e reduzir o sofrimento dos pacientes. Ele expressou o desejo de ampliar a discussão sobre o projeto para além da Assembleia Legislativa, com envolvimento da própria Associação de Anemia Falsiforme Karoliny Vitória.