Ícone alego digital Ícone alego digital

PEC que cria Fundo de Estabilização Econômica de Goiás recebe segunda chancela

08 de Maio de 2025 às 11:15

Em votação na Ordem do Dia na manhã desta quinta-feira, 8, foi dada a segunda aquiescência à proposta de emenda constitucional (PEC) que cria o Fundo de Estabilização Econômica de Goiás (FEG). A medida, contida no processo nº 6992/25, que foi idealizada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG) e pelo Instituto Mauro Borges (IMB), visa a assegurar maior estabilidade fiscal e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do estado. Além dos 26 votos favoráveis, houve um voto contrário registrado, da deputada Bia de Lima (PT). 

A norma estabelece que o FEG será vinculado à Secretaria da Economia e funcionará como uma poupança pública, destinada a equilibrar as finanças estaduais durante períodos de instabilidade econômica. Com os recursos acumulados em momentos de crescimento, o fundo poderá ser utilizado em tempos de recessão para manter a continuidade de serviços públicos essenciais e políticas públicas prioritárias.

Segundo a SGG e o IMB, o fundo representa um avanço estratégico para a economia goiana, pois amplia a capacidade de investimento estadual a longo prazo e reduz a vulnerabilidade a choques econômicos. A governança do FEG seguirá os “Princípios de Santiago”, conjunto de diretrizes internacionais que asseguram transparência, responsabilidade e eficiência na gestão de fundos soberanos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.