Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais pede apoio ao projeto que declara sino Vox Patris como patrimônio

08 de Maio de 2025 às 10:29

Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 8, o deputado Dr. George Morais (PDT) comentou sobre o projeto de sua autoria que sugere declarar como patrimônio cultural e artístico goiano o Grande Sino do Divino Pai Eterno – Vox Patris, que será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, no município de Trindade. A matéria, protocolada sob o nº 9335/25, deve entrar em primeira fase de votação pelo Plenário ainda hoje.

Trata-se do maior sino do Brasil e um dos maiores do mundo em funcionamento, com o nome em latim que significa “A Voz do Pai”. A obra foi encomendada pelo reitor do Santuário, padre Marco Aurélio, e foi fundida na cidade de Rydultowy, na Polônia. O sino está sendo transportado da Europa desde o final do último mês de março e deve chegar ao Porto de Santos, em São Paulo, em maio.

Ao longo de sua fala, o parlamentar ressaltou sua opinião de que o reconhecimento simbólico é um ato de valorização da identidade goiana. “Não é apenas uma obra monumental, é a marca da religiosidade de milhões de romeiros que, anualmente, percorrem os caminhos da fé até a capital da devoção goiana”, disse.

Dr. George também destacou o impacto cultural e econômico que o Vox Patris trará a Trindade e considerou importante a preservação dos símbolos tradicionais. Para ele, o sino é a marca de continuidade de uma fé que atravessou gerações.

“São mais de 55 toneladas de esperança, tradição e espiritualidade. Precisamos fortalecer os referenciais que nos unem ao povo e Trindade é este ponto de união. É onde a fé se encontra com a cultura, onde a arquitetura se transforma em religião, onde o turismo religioso se converte em geração de renda, emprego e autoestima para Goiás”, afirmou Morais.

O deputado encerrou seu discurso pedindo apoio na votação da matéria: “Não se trata apenas de bronze e estrutura metálica, trata-se de memória e pertencimento. Desde já, peço apoio de todos os colegas deputados. O patrimônio não é apenas o passado, mas o futuro que queremos preservar. O Vox Patris vai soar não apenas em Trindade, mas no coração de todos os goianos”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.