Dr. George Morais pede apoio ao projeto que declara sino Vox Patris como patrimônio
Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 8, o deputado Dr. George Morais (PDT) comentou sobre o projeto de sua autoria que sugere declarar como patrimônio cultural e artístico goiano o Grande Sino do Divino Pai Eterno – Vox Patris, que será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, no município de Trindade. A matéria, protocolada sob o nº 9335/25, deve entrar em primeira fase de votação pelo Plenário ainda hoje.
Trata-se do maior sino do Brasil e um dos maiores do mundo em funcionamento, com o nome em latim que significa “A Voz do Pai”. A obra foi encomendada pelo reitor do Santuário, padre Marco Aurélio, e foi fundida na cidade de Rydultowy, na Polônia. O sino está sendo transportado da Europa desde o final do último mês de março e deve chegar ao Porto de Santos, em São Paulo, em maio.
Ao longo de sua fala, o parlamentar ressaltou sua opinião de que o reconhecimento simbólico é um ato de valorização da identidade goiana. “Não é apenas uma obra monumental, é a marca da religiosidade de milhões de romeiros que, anualmente, percorrem os caminhos da fé até a capital da devoção goiana”, disse.
Dr. George também destacou o impacto cultural e econômico que o Vox Patris trará a Trindade e considerou importante a preservação dos símbolos tradicionais. Para ele, o sino é a marca de continuidade de uma fé que atravessou gerações.
“São mais de 55 toneladas de esperança, tradição e espiritualidade. Precisamos fortalecer os referenciais que nos unem ao povo e Trindade é este ponto de união. É onde a fé se encontra com a cultura, onde a arquitetura se transforma em religião, onde o turismo religioso se converte em geração de renda, emprego e autoestima para Goiás”, afirmou Morais.
O deputado encerrou seu discurso pedindo apoio na votação da matéria: “Não se trata apenas de bronze e estrutura metálica, trata-se de memória e pertencimento. Desde já, peço apoio de todos os colegas deputados. O patrimônio não é apenas o passado, mas o futuro que queremos preservar. O Vox Patris vai soar não apenas em Trindade, mas no coração de todos os goianos”.