Mauro Rubem defende atuação do Governo Federal na fiscalização do INSS e rebate críticas durante sessão plenária
Durante a fase de discussão de matérias da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 8, no Plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela, o deputado Mauro Rubem (PT) utilizou a tribuna para defender a atuação do Governo Federal no combate à corrupção no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e responder a críticas feitas por parlamentares da oposição.
Em sua fala, o parlamentar afirmou que “o Governo Federal está tomando medidas efetivas para enfrentar e corrigir irregularidades no INSS, que foram herdadas de gestões anteriores”.
Segundo Rubem, a atual administração federal tem sido clara quanto à necessidade de responsabilizar os envolvidos em esquemas de corrupção e de restituir os prejuízos causados à Previdência. “Punir os culpados e ressarcir os valores desviados. Esse é o nosso propósito”, destacou.
O legislador também mencionou ações concretas já adotadas para reestruturar o sistema de controle interno. “O presidente Lula já determinou: suspende, investiga, pune, ressarce e recupera a credibilidade. Nós damos autonomia para a fiscalização, ao contrário de governos passados, que blindavam investigações”, declarou.
Mauro criticou a postura de alguns grupos políticos, apontando que “há setores que historicamente se colocam contra a previdência pública” e que, segundo ele, “tentam fragilizá-la com escândalos para justificar sua extinção”. Para ele, “é preciso recuperar a credibilidade da previdência, aumentar o salário do povo e corrigir as distorções sociais”.
Por fim, o deputado destacou avanços econômicos recentes, reforçando a confiança na atual condução da política nacional. “A taxa de desemprego está próxima do pleno emprego e a economia segue em crescimento. O momento é de reconstrução com responsabilidade e transparência”, concluiu.