Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Minas e Energia se reúne nesta terça, 13, para deliberar sobre política de sustentabilidade no setor de mineração

12 de Maio de 2025 às 16:00
Crédito: Hellenn Reis
Comissão de Minas e Energia se reúne nesta terça, 13, para deliberar sobre política de sustentabilidade no setor de mineração
Comissão de Minas e Energia

Presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), a Comissão de Minas e Energia, do Parlamento goiano, se reúne na tarde desta terça-feira, 13, para deliberar sobre a criação de política pública voltada ao setor de mineração. A matéria prevê estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento e à implementação de tecnologias sustentáveis na atividade, visando à redução dos impactos ambientais e a promoção de práticas de ESG (ambiental, social e governança). O encontro está previsto para as 13 horas, na Sala das Comissões Júlio da Retífica.

O colegiado apreciará o parecer da deputada Dra. Zeli (UB), com relatório favorável ao projeto de lei (nº 17423/24), nos termos do substitutivo apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A matéria em questão é de autoria do presidente do colegiado, Lineu Olimpio.

Política pública

A proposta estipula como tecnologias sustentáveis aquelas que promovem a eficiência no uso de recursos naturais, minimizam a geração de resíduos e possibilitam a recuperação ambiental de áreas degradadas. Além disso, considera-se mineração responsável a prática mineradora que adota princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

São objetivos da política: incentivar a pesquisa e a inovação tecnológica para a redução do consumo de recursos naturais e a minimização de resíduos, promover a recuperação ambiental de áreas degradadas pela atividade mineradora, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e conservar recursos hídricos e energéticos e estimular boas práticas de gestão ambiental e responsabilidade social nas empresas mineradoras.

A reunião será transmitida ao vivo pela TV Assembleia Legislativa, nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, no canal do YouTube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.