Alunos do curso de redação oficial concluem capacitação para aprimoramento da escrita de ofícios e memorandos
Na tarde desta segunda-feira, 12, foi realizada a aula de encerramento do curso de aperfeiçoamento de redação oficial para servidores lotados na Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Ao todo, 24 alunos vão receber o certificado de conclusão.
Para o professor Thales Rodrigo, o treinamento de 8 horas, dividido em dois dias, foi de grande valia para quem esperava uma reciclagem de conhecimento dentro dos padrões exigidos do Poder Legislativo, especialmente no que tange à língua portuguesa, apesar do pouco tempo disponibilizado.
“Eu acredito que os participantes aprenderam importantes ferramentas, principalmente em relação ao gênero textual ‘padrão ofício’, que são coisas que podem ser replicadas, sem precisar reinventar a roda, cada vez que for necessário criar um novo documento”, explicou o professor.
Para a assessora jurídica Bárbara Souza, a capacitação deveria ser oferecida com mais frequência. “O curso deveria ser realizado mensalmente na Alego, porque a matéria apresentada faz parte do nosso dia a dia, poderia ter mais horas, mesmo assim aproveitei bastante. Foi muito produtivo, enriqueceu nosso conhecimento e já estou lamentando que acabou”, destacou a advogada.
Pedro Henrique, assessor lotado na Presidência da Alego, elogiou o conteúdo do curso e a didática do professor. O aluno destacou como pontos principais as orientações para desenvolver um ofício dentro das formalidades exigidas, as correções na acentuação e as regras para uso da crase.
Dalila dos Reis Teixeira destacou a contribuição do conteúdo repassado para o trabalho do dia a dia: “Estou aqui aprendendo, dando uma reciclada no português, especialmente na produção dos ofícios, porque, às vezes, a gente comete erros básicos, que foram bem esclarecidos pelo professor”.
Segundo a pedagoga Flávia Borges, da Seção de Pedagogia da Escola do Legislativo, após o encerramento do treinamento, os servidores poderão opinar, por meio de pesquisa, sobre a qualidade do curso ofertado e o desempenho do professor.