Por iniciativa do presidente do Parlamento, deputado Bruno Peixoto, mesários são homenageados pelo Legislativo

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) reconheceu, em sessão solene na noite dessa segunda-feira, 12, a importância dos mesários, representantes da Justiça Eleitoral na seção de votação. O propositor da homenagem foi o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), pelo empenho e dedicação de pessoas cuja contribuição é fundamental para o bom funcionamento do processo eleitoral e para a manutenção da democracia.
A solenidade teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado, onde os homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo, como forma de agradecimento pelo trabalho que, segundo justificou Peixoto, “assegura a transparência, a integridade e a confiança nas eleições, sendo um pilar essencial para o exercício da cidadania”.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo, que presidiu os trabalhos e convidou para ter assento à mesa diretiva: o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o vereador por Goiânia Sebastião Peixoto (PSDB), que representou a Câmara Municipal de Goiânia; a presidente de seção eleitoral Nayara Sousa Fernandes; e o assessor parlamentar e também mesário Marinho Araújo.
Serviço de cidadania
Peixoto revelou que dois projetos de lei apresentados por ele e que versam sobre os mesários foram sugeridos pelo presidente do TRE. Um deles cria o Dia Estadual do Mesário e outro concede 50% de gratuidade para os mesários, nos cinemas e em eventos públicos. “Essa solenidade também está sendo feita por sugestão do nosso desembargador Luiz Cláudio, tamanha é a valorização que o Tribunal Regional Eleitoral tem por esses homens e mulheres que prestam um verdadeiro serviço de cidadania e em prol da democracia.”
Em sua fala, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga agradeceu a iniciativa de Bruno Peixoto em apresentar as matérias que contemplam os mesários, que segundo ele, apesar de serem protagonistas do processo de votação, em outros tempos foram esquecidos, repudiados e largados. “Achamos a iniciativa própria, pela nossa assessoria, de prestar-lhes essa homenagem. E nada disso teria relevância, não fosse o abrigamento do projeto ou do pleito pelo senhor presidente da Alego. Portanto, senhores e senhoras, faz-se justiça aqui pela Assembleia Legislativa de Goiás, faz-se justiça pela providência do deputado Bruno Peixoto.”
O presidente do TRE afirmou, ainda, que a homenagem o deixou comovido. E completou que gostaria de expressar seu agradecimento e dizer que em Goiás a Justiça Eleitoral reverencia seus mesários. “A Justiça Eleitoral reconhece a grandiosidade do trabalho que os mesários desenvolvem.”
Reconhecimento
Na sequência da solenidade, a mesária Nayara de Sousa Fernandes recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome de todos os homenageados. Ela destacou a gratidão e a satisfação que sentia por receber uma homenagem em reconhecimento ao trabalho como mesária. “Essa honraria não é apenas para mim, mas para todos os mesários que dedicam seu tempo e esforço para garantir a lisura e a transparência do nosso processo democrático.”
Fernandes também lembrou da convivência com outros mesários que, assim como ela, servem à Justiça Eleitoral com empenho, além do grande aprendizado experimentado a cada eleição. “Essa honra ao mérito serve como incentivo para que eu continue a servir com a mesma dedicação e empenho nas próximas eleições. Que este reconhecimento inspire a outros cidadãos a se juntarem a nós nessa importante missão cívica.”