Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado reitera defesa de ampliação do tempo de uso de veículos no transporte escolar

13 de Maio de 2025 às 10:03

Ao abrir a audiência pública que discute os critérios para a utilização de veículos no transporte público de escolares, na manhã desta terça-feira, 13, o deputado Charles Bento (MDB) destacou a importância de se ampliar, por meio de projeto de lei de sua autoria, o tempo de vida útil permitido para veículos utilizados nesse serviço. A proposta defendida pelo parlamentar busca estender em cinco anos o limite atual de uso de automóveis escolares, medida que, segundo ele, visa atender às reais condições enfrentadas por motoristas e cooperativas em Goiás.

"Se um veículo está em estado de conservação que permita sua circulação sem oferecer riscos às nossas crianças, não vejo por que ele não possa continuar trabalhando", argumentou o deputado ao justificar o projeto que já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano e segue agora para análise na Comissão de Obras.

Bento frisou que a proposta contempla diferentes categorias de veículos, como Kombis, vans e micro-ônibus. "Tem veículos de dez anos (de uso), outros de 15. O que propomos é que os de 15 passem para 20 e os de dez para 15 anos de uso", explicou.

O parlamentar lembrou ainda que sua ligação com a causa se fortalece por também integrar uma categoria que sofre com restrições semelhantes. "Sou proprietário de autoescola e permissionário do Detran (Departamento de Trânsito de Goiás), também enfrento vistorias e exigências com relação ao tempo de uso de veículos. Por isso, entendo a relevância dessa discussão para quem trabalha no transporte escolar", pontuou.

Ao abrir os trabalhos da audiência, Charles Bento deu as boas-vindas aos representantes das cooperativas, vereadores e lideranças municipais presentes. “Quero cumprimentar todos os representantes da categoria de vocês. Essa é uma luta que já conseguimos vencer no passado para outros setores e, se Deus quiser, vamos conseguir novamente”, disse.

O legislador destacou que o projeto conta com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB), que considerou a iniciativa "superinteressante", o que reforça a expectativa de que a proposta avance com tranquilidade para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). “Os deputados entendem que o momento atual do país exige bom senso. A prevenção, com manutenção adequada dos veículos, é sempre melhor do que agir após um acidente.”

A audiência segue com a participação de representantes do setor, que foram convidados a se manifestar sobre o teor do projeto e apresentar sugestões para seu aperfeiçoamento. “O motivo dessa audiência é justamente esse: ouvir-lhes para saber se o projeto está de acordo com o que desejam ou se precisa de ajustes. Estamos abertos ao diálogo”, orientou Charles Bento.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.