Executivo veta proposta de criação de campeonato de futebol amador
O Poder Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o veto integral de nº 11460/25 à instituição de uma competição de futebol amador que seria denominada "cCampeonato Goiano de Futebol de Várzea", objeto do autógrafo de lei nº 168, de 15 de abril de 2025. A proposta do certame passou pelo crivo da Casa como processo nº 13638/24, assinado pelo deputado Mauro Rubem (PT).
Para justificar a decisão, o governador Ronaldo Caiado (UB) apontou que a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) indicou a vedação total à proposição e advertiu que não houve esclarecimento sobre quem seria responsável pela execução do campeonato. “Pretendeu-se somente instituí-lo, sem indicar precisamente o executor da ação. Essa omissão é comprometedora da matéria do autógrafo, já que campeonatos esportivos, em regra, não são organizados diretamente por entes públicos, mas por confederações, federações ou entidades esportivas de desporto e paradesporto”, afirmou a pasta.
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) será a primeira a analisar o veto integral, após designado relator, que emitirá parecer sobre o processo.