Dia Estadual do Imigrante Grego é aprovado pelo Parlamento
O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, nesta semana, projeto de lei nº 11585/25, de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que institui, em Goiás, o Dia Estadual do Imigrante Grego, a ser celebrado, de forma anual, em 21 de setembro. O processo aguarda a sanção por parte da Governadoria.
A proposta também prevê a inclusão da data no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. “Assim, como existe, em Goiânia, uma comunidade grega, mostra-se importante a celebração dessa data também no âmbito estadual”, pondera o legislador.
Peixoto destaca, em sua justificativa, que esse público chegou ao Brasil em 1883, onde foi recebido com amor e respeito pelo povo brasileiro e, desde então, a imigração no país não parou. “Fascinados pelos nossos valores, natureza e cultura, muitos gregos escolheram o Brasil como o seu destino para uma vida nova”, frisa, ao ressaltar que os antepassados dos imigrantes gregos trabalharam em prol do desenvolvimento e do progresso desta nação e, hoje, encontram-se espalhados por todo o território brasileiro.