Antônio Gomide propõe cidadania goiana ao médico e ex-deputado Valdi Camarcio
O médico urologista, professor e ex-deputado estadual Valdi Camarcio Bezerra vai ser agraciado com o Título Honorífico de Cidadania Goiana, se aprovada a propositura nº 11593/25, do deputado Antônio Gomide (PT). Segundo o autor da iniciativa, o objetivo é reconhecer o "legado notável de dedicação à saúde pública, à educação médica e ao serviço público" de Camárcio em Goiás. O projeto encontra-se em tramitação inicial, aguardando análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Natural de Porto Nacional (TO), Camarcio consolidou sua carreira em Goiânia, onde atuou como médico urologista. Ele é mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 1980, contribuindo para a formação de profissionais e o fortalecimento do sistema de saúde local.
Em sua incursão na política, foi um dos estruturadores do PT estadual, tendo ocupado cargos de direção municipal e regional e a executiva nacional do PT, de 1989 a 1992; elegeu-se vereador por Goiânia em 1993 e deputado estadual, na 13ª Legislatura (1995-1998); esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) no mandato de Darci Accorsi e presidiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em um dos governos de Lula da Silva.