Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente Bruno Peixoto promove tributo ao Sesc/Senac em solenidade no dia estadual dedicado ao sistema S

16 de Maio de 2025 às 19:45
Crédito: Hellenn Reis
Presidente Bruno Peixoto promove tributo ao Sesc/Senac em solenidade no dia estadual dedicado ao sistema S
Sessão solene em homenagem ao Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc/Senac

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na tarde desta sexta-feira, 16, no Plenário Iris Rezende, sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc/Senac. A iniciativa foi do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB).

A mesa diretiva foi composta, além de Bruno Peixoto, à frente dos trabalhos, por representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac. Tomaram assento o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi Carneiro, e o vereador por Goiânia, Willian Veloso (PL).

Também fizeram parte o diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo da Veiga Jardim Filho; o diretor de relações institucionais da Fecomércio-GO, Simeyzon Silveira, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel.

A data, celebrada anualmente no dia 16 de maio, foi instituída a partir da Lei Estadual nº 23.207, de 9 de janeiro de 2025, proposta por Peixoto. Durante a celebração, 48 pessoas foram agraciadas com o Certificado do Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados ao estado de Goiás. Também foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a Ludmylla Pereira Carvalho Ribeiro.

Ao fazer uso da palavra, Bruno Peixoto ressaltou sua alegria em proporcionar a celebração. O deputado declarou ser amigo do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, e do diretor de relações institucionais da federação, Simeyzon Silveira.

O chefe do Legislativo estadual ressaltou que a solenidade foi uma ideia apresentada por Simeyzon e, em tom de brincadeira, comentou que a honraria é entregue no mesmo dia em que comemora seu aniversário. Ele agradeceu, por fim, a presença das autoridades e presidentes sindicais e reiterou a importância do sistema S para Goiás.

Ao final da fala, foi transmitido um vídeo institucional sobre as atividades desempenhadas pelo Sesc/Senac.

Inspiração

Leopoldo da Veiga Jardim Filho, diretor de relações institucionais da Fecomércio-GO, foi o primeiro representante dos homenageados a discursar. Jardim Filho destacou o impacto transformador das instituições na vida dos cidadãos e a liderança inspiradora do presidente da Fecomércio-GO. Ele iniciou sua fala expressando gratidão ao presidente da federação, Marcelo Baiocchi Carneiro.

"Presidente Marcelo, acho que o sentimento mais nobre que o ser humano deve ter é a gratidão. Tenho muita gratidão por você, por ter me dado a oportunidade de dirigir duas casas. Trabalhamos sete dias por semana, mas todos os dias a gente sai de casa para mudar a vida de milhares de pessoas. Recebemos depoimentos incríveis de vidas transformadas e jovens que têm suas realidades completamente transformadas por causa do sistema".

O diretor enfatizou que o sucesso das entidades é medido principalmente pelas vidas transformadas, um indicador valorizado pelo presidente Baiocchi. Leopoldo também ressaltou a importância das comemorações que ocorrem simultaneamente em todo o Brasil, conclamando o país a conhecer "a potência do que é o sistema de comércio Sesc Senac, a força da CNC [Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo], a força das federações do comércio e a força desse sistema, que nasceu para atender ao trabalhador do comércio e tem mudado a realidade social de forma significativa em nosso país".

Casamento

Ao fazer uso da palavra, em nome dos homenageados, a presidente do Sindicato do Comércio de Materiais de Construção do estado de Goiás (Sindimaco-GO), Irma Alves Fernandes, fez uma metáfora apontando que a relação de empresários com seus negócios é como “um casamento”. Assim, ela apontou que é preciso “renovar o amor diariamente”. Ela destacou, ainda, que o Certificado do Mérito Legislativo representa a trajetória dos homenageados. 

“O que importa não é o certificado, o papel em si, mas a jornada que ele representa. Não guardem na gaveta, coloquem na parede, pois representa sua jornada e tudo que vocês fizeram para estarem aqui. Estou recebendo a honra ao mérito, e essa jornada de empresário é um percurso. Todos os dias é preciso renovar nossos votos com nossos negócios, pois são muitos desafios. É preciso amar diariamente o que fazemos”, afirmou.

Parceria

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi Carneiro, destacou a importância da parceria com o poder legislativo e relembrou o legado dos pioneiros do comércio no estado.

Em seu discurso, Baiocchi expressou agradecimento especial ao deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e aos demais 41 deputados pelo apoio e pela aprovação de leis que, segundo ele, foram cruciais para a melhoria do ambiente de negócios em Goiás.

"Várias situações que ficavam no limbo da interpretação de um agente, de um fiscal, foram regularizadas e, se não fosse a ação desta Casa comandada pelo Bruno, não teríamos essas situações resolvidas. Então, Bruno, obrigado por toda a parceria que você tem conosco", afirmou o presidente da Fecomércio-GO.

Ao relembrar a trajetória da entidade, Marcelo Baiocchi citou a fundação da Fecomércio-GO, há 77 anos, em março de 1948, por um grupo de empresários visionários liderados por Jaime Câmara. "A A criação da Fecomércio Goiás fez surgir mais que uma organização de representação classista. Fincou-se no Estado um compromisso pelo desenvolvimento da economia goiana", ressaltou.

Ele contextualizou o surgimento da federação com os primórdios da nova capital, Goiânia, e os desafios enfrentados pelo estado, como o isolamento geográfico. "A determinação e a capacidade de trabalho desses empresários superaram toda a sorte de obstáculos para que chegássemos aos dias de hoje, fazendo de Goiás e de Goiânia referência e modelo do que há de melhor e mais inovador na iniciativa privada e no setor público".

Baiocchi também compartilhou uma impressão positiva do jornalista Milton Jung sobre a capital e o estado, mencionando uma recente visita do apresentador da Rede CBN a Goiânia. "Ele e a esposa se disseram maravilhados com a nossa capital, pelo nosso estado, e mais do que isso, pelo acolhimento do goiano. Então, realmente, Goiás é uma terra abençoada e os goianos são diferenciados", relatou.

O presidente da Fecomércio-GO ainda homenageou as raízes do comércio goiano, citando a contribuição dos imigrantes árabes e a própria história de sua família, que iniciou suas atividades comerciais acompanhando a chegada da estrada de ferro. "Goiás e Goiânia são resultado da vocação e do talento dos nossos empreendedores e trabalhadores do comércio", concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.