Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Antônio Gomide reconhece Exposição Agropecuária de Goiânia como patrimônio histórico e cultural

20 de Maio de 2025 às 08:10

O deputado Antônio Gomide (PT) apresentou o projeto nº 11721/25, que reconhece a Exposição Agropecuária de Goiânia como patrimônio histórico e cultural goiano. A proposta também inclui o evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, destacando sua relevância para o fomento da cultura, do turismo, da conscientização ambiental e do desenvolvimento econômico de Goiás.

Segundo a justificativa da propositura, a Exposição Agropecuária de Goiânia, promovida pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) desde 1942, é um dos eventos mais tradicionais e simbólicos do estado. Realizada anualmente no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, a feira reúne produtores rurais, empresários, artistas e a população em geral. Conforme o parlamentar, o evento fortalece o agronegócio, valoriza a cultura sertaneja e impulsiona o turismo regional.

Em 2025, a 78ª edição da exposição ganhou ainda mais destaque ao oferecer entrada gratuita ao público, graças a emendas impositivas de parlamentares da Casa. Realizada entre os dias 15 e 25 de maio, a expectativa é de que o evento atraia mais de 500 mil visitantes, movimentando milhões de reais em negócios e consolidando sua importância econômica e cultural no cenário nacional.

Para Gomide, o reconhecimento da Feira como patrimônio histórico e cultural representa uma forma de valorizar as raízes goianas e assegurar a continuidade dessa importante tradição. "A Exposição Agropecuária de Goiânia é um símbolo da força do nosso campo, da inovação no agronegócio e da diversidade cultural do nosso povo. Reconhecê-la oficialmente é preservar a história e projetar o futuro de Goiás", afirmou o parlamentar.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para ser distribuído à relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.