Ícone alego digital Ícone alego digital

Veter Martins propõe data comemorativa para cuidadores de animais de estimação

26 de Maio de 2025 às 10:05

O deputado Veter Martins (UB) apresentou o projeto de lei nº 11728/25, que propõe a instituição do Dia Estadual do Tosador, Banhista e Esteticista de Animal Doméstico em Goiás. O autor da proposta explica que a iniciativa visa a reconhecer oficialmente o trabalho essencial desses profissionais que cuidam da saúde, higiene e bem-estar dos animais de estimação, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos pets e tutores destes.

Segundo o parlamentar, o projeto busca dar visibilidade a uma categoria profissional que, apesar da crescente importância no mercado, ainda é pouco valorizada. “Esses profissionais não cuidam apenas da estética dos animais. Eles prestam um serviço vital, com carinho, paciência e técnica, garantindo que nossos pets estejam sempre limpos, confortáveis e saudáveis”, destacou Martins.

O deputado também ressaltou o impacto positivo do trabalho desses profissionais na saúde pública. “A higiene regular dos animais de estimação vai além do cuidado visual: previne doenças, melhora a convivência urbana e fortalece a relação entre humanos e seus animais. É um serviço de amor e responsabilidade social”, completou.

A data comemorativa proposta busca não só homenagear os profissionais, mas também conscientizar a população sobre a importância da higiene e do bem-estar animal. A escolha da data oficial ainda será definida no trâmite legislativo.

Antes de seguir para votação no plenário, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). O deputado Gugu Nader (Avante) foi designado como relator da matéria no colegiado. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.