Participantes do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro, alunos de colégio militar do Jd. Guanabara conhecem o Parlamento

A convite do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás José de Ribamar Souza Cirqueira (CEPMG), localizado no Jardim Guanabara, na tarde desta terça-feira, 20. O grupo conheceu as instalações do Poder Legislativo, dentro do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro.
Nesta edição, a coordenadora operacional da Escola do Legislativo, do período vespertino, Jackeline Franco, informou que a coordenação do CEPMG elegeu alunos “alamares” do 6º ao 8º anos, do Ensino Fundamental, e do 1º ao 3º anos, do Ensino Médio, para a visitação à Alego, com o objetivo de premiar os que demonstraram maior excelência acadêmica, responsabilidade dentro da turma e na unidade, além da nota superior a nove, em todas as disciplinas.
“Esses alunos que se destacaram, dentro do sistema do Colégio Militar do Brasil, receberam um cordão distintivo amarelo chamado alamar, como forma de reconhecimento e incentivo à dedicação aos estudos e ao cumprimento das normas da instituição”, explicou a coordenadora.
O anfitrião legislativo dos estudantes, o deputado Quirino, salientou que “o colégio militar é uma referência do ensino público, tanto é que a maioria dos pais em Goiás gostaria de ter seus filhos matriculados em um. Quem sabe, algum dia, possamos estender para todos os outros colégios essa disciplina que forja o respeito às pessoas e à unidade onde estudam”.
O parlamentar afirmou que “o Projeto Deputados e Deputadas do Futuro, fomentado pelo presidente Bruno Peixoto (UB), em parceria com a Escola do Legislativo, certamente servirá como fonte de inspiração a uma parcela desses jovens para que sigam carreira política, talvez trabalhando na Casa de Leis ou como representantes do povo, - dependendo das urnas, que são soberanas”, destacou Quirino.
Na oportunidade, a vice-prefeita de Goiânia e tenente-coronel da Polícia Militar, Cláudia Lira (Avante), ressaltou a eficiência do modelo de ensino militar nas escolas, que resulta na redução da criminalidade e na mudança de comportamento das pessoas, como tem acontecido no Jardim Guanabara.
“A visita desses alunos à Alego só incentiva os jovens alamares a perseguirem a alta média das notas e a disciplina comportamental. O Projeto Deputados e Deputadas do Futuro é uma forma de contribuir para a evolução política dessas crianças”, destacou Cláudia.
No auditório 1, a psicóloga Juliana Meneghelo fez uma apresentação que abarcou os fundamentos do civismo, a importância do voto, a elaboração dos projetos de lei e, por fim, o processo de discussão e votação entre os parlamentares. Os alunos puderam saber mais sobre o funcionamento da Casa de Leis, por meio de palestra e visita guiada, sob a coordenação da Escola do Legislativo.
Para a coordenadora do Programa Parlamento Jovem, Mariza Barbosa, “receber alunos tão qualificados é muito importante, porque eles vão dar voz à Escola do Legislativo por onde vivem, vão comentar sobre como funciona o Parlamento goiano e serão verdadeiros embaixadores do ensino jovem”, frisou.