Cruvinel pleiteia título de cidadania para economista titular da Sudeco
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) pleiteia, por meio do processo nº 12.410/25, a concessão de Título de Cidadania Goiana à economista Luciana de Sousa Barros. A homenageada é a atual titular da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), autarquia federal responsável pelas políticas de fomento à integração e ao crescimento da região.
“Economista de formação, técnica em contabilidade e pós-graduada em Gestão Pública e Finanças, Luciana Barros reúne uma qualificação acadêmica robusta, associada a uma experiência prática rara, acumulada ao longo de mais de duas décadas dedicadas ao setor público. No contexto goiano, sua atuação tem gerado impactos concretos na atração de investimentos, no fortalecimento de cadeias produtivas e na modernização de setores essenciais da economia estadual. Sua dedicação tem contribuído significativamente para ampliar a competitividade dos territórios goianos”, exalta o autor ao justificar a matéria.
No documento protocolado, o parlamentar destaca, ainda, outros pontos altos da carreira da homenageada. Ele anota que Barros ingressou na Sudeco como coordenadora do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), onde exerceu papel central na estruturação e aprimoramento de mecanismos de crédito para micro, pequenas e médias empresas, agricultura familiar, projetos inovadores e cadeias produtivas estratégicas — com efeitos diretos sobre diversos municípios goianos. Posteriormente, atuou como coordenadora-geral de fundos de financiamento e desenvolvimento e também diretora de implementação de programas e de administração.
Segundo Cruvinel, no contexto goiano, a atuação da homenageada tem gerado impactos concretos na atração de investimentos, no fortalecimento de cadeias produtivas e na modernização de setores essenciais da economia estadual. "Sua dedicação tem contribuído significativamente para ampliar a competitividade dos territórios goianos e assegurar melhores condições de vida à população."