Por iniciativa do deputado Issy Quinan, Parlamento condecorou acadêmicos de Direito em solenidade nesta sexta-feira, 23
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) agraciou acadêmicos de Direito com o Certificado de Mérito Legislativo. A sessão solene de reconhecimento à carreira jurídica ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23, por iniciativa do deputado Issy Quinan (MDB), no Plenário Iris Rezende da Casa. A homenagem foi realizada em alusão ao Dia do Acadêmico de Direito, celebrado no dia 19 de maio.
Além do propositor da iniciativa, participaram da mesa diretiva: o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Goiás, Thales José Jayme; a presidente da Associação Acadêmica Atlética e Científica dos Estudantes de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ana Carolina Santos Silva; a presidente do Conselho Estadual da Juventude de Goiás, Carolina Tavares Araújo; o tesoureiro da OAB Goiás, David Soares da Costa Júnior; o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), João Victor Franco Carvalho; e a coordenadora cultural do Centro Acadêmico XI de Maio (Caxim) na cidade de Goiás, Marcya de Souza Atikum.
Quinan fez seu pronunciamento ressaltando a importância da justiça para o desenvolvimento humano, social e econômico. Ele lembrou dos tempos em que ainda era estudante de Direito e relatou que essa experiência o ensinou a lutar pelo que acredita. De acordo com o parlamentar, a vontade e a perseverança são a força motriz do futuro.
Ao se dirigir aos acadêmicos, ele disse que a caminhada que cada um empreendeu até aqui é hercúlea, feita de disciplina, resiliência, enfrentamento com primor e sabedoria. “Vocês mostraram tenacidade e decidiram honrar os sonhos em que acreditam”, afirmou Quinan.
O legislador lembrou do esforço de cada familiar, que auxilia na caminhada ao longo dos anos de universidade, servindo de exemplo e oferecendo incentivo crucial para que todos cheguem longe.
Quinan pontuou que esta homenagem também carrega um significado especial por sua abrangência: são 27 universidades de 15 municípios diferentes homenageadas na manhã desta sexta-feira, dia 23. Segundo ele, uma prova de que a excelência acadêmica floresce nos quatro cantos do estado, onde jovens transformam sua realidade por meio do Direito.
“Essa formação transforma o olhar. Onde antes só havia regras, o Direito exige lucidez, empatia, coragem e consciência de que as pessoas, a cada singularidade, poderão ser tocadas por sua atuação. Que a nossa homenagem seja um incentivo para que continuem. Nelson Mandela já dizia que a educação é a arma mais importante que o mundo pode ter”, finalizou.
Carreira jurídica
Ao discursarem, os representantes da OAB Goiás também destacaram a importância de continuar o estudo e sempre buscar conhecimento ao longo da carreira jurídica. O vice-presidente da seccional goiana da entidade, Thales Jayme, parabenizou o deputado Issy Quinan pela iniciativa de homenagear os acadêmicos de Direito.
“O deputado exerce um importante trabalho no Parlamento goiano. Essa homenagem é muito justa e tem muito simbolismo e significado. Esta Casa de Leis me traz boas recordações e estar aqui com futuros colegas de profissão é motivo de muita alegria”, disse.
Jayme destacou que está como vice-presidente da OAB Goiás há mais de dez anos e tem muita honra em representar a entidade. “Daqui a pouco, vocês também receberão a carteira da ordem e digo a vocês a importância desse documento. A carteira que vai permitir que cada um dos senhores represente a sociedade, represente os seus constituídos, receba os seus honorários de forma absolutamente honesta, ética, com a consciência sempre tranquila.”
Na sequência, o tesoureiro da OAB – Seção Goiás, David Soares da Costa Júnior, fez uso da palavra e destacou o esforço dos discentes de Direito ao longo dos anos de estudo. “O esforço silencioso na formação acadêmica, a luta diária entre prazos, leituras, provas, dúvidas, que só existem numa faculdade, principalmente de Direito. Hoje, nós celebramos não apenas os acadêmicos, celebramos também o reconhecimento, a presença, o que representa ser um estudante de Direito”, ressaltou.
Costa Júnior frisou que a formação jurídica, quando vivida com responsabilidade, transcende o conteúdo das leis. “Ela nos ensina a ouvir, a ponderar, a argumentar, a proteger direitos e, quando necessário, também resistir. E resistir em tempos difíceis é também um ato de esperança. Por isso, este momento deve servir como estímulo para que vocês não percam o entusiasmo, o encantamento pelo Direito, que avancem com coragem, com ética e um olhar voltado para a transformação social que nós tanto precisamos. Então, parabéns a todos por essa conquista, parabéns a vocês, jovens estudantes, parabéns por aquilo que vocês representam”, pontuou.
Por sua vez, a presidente do Conselho Estadual da Juventude de Goiás, Carolina Tavares Araújo, lembrou que, na sua época de faculdade, ela não entendia o valor do curso. “No meu período acadêmico, não participei dos grêmios estudantis, mas hoje digo para vocês que estão na faculdade que participem deles, porque vale muito a pena”, aconselhou.
Segundo a oradora, o conhecimento é tudo na vida e, quanto mais a pessoa adquire, mais portas consegue abrir. “As pessoas podem tirar tudo de vocês, mas isso permanece. Então, não percam a oportunidade de estudar e mantenham sempre essa mensagem como sendo fundamental.”
Por fim, a acadêmica de Direito Yasmim Ferreira Cardozo Souza falou em nome dos homenageados. Ela agradeceu ao deputado Issy Quinan pela sensibilidade em lembrar do Dia do Acadêmico de Direito e expressou aos colegas a sua alegria em representá-los. “Falar sobre o Direito é, antes de tudo, falar sobre sonhos. Carregamos a herança das nossas famílias, mesmo com histórias únicas somos conectados a algo especial. Essa homenagem contempla diferentes regiões, demonstrando o quão amplo o Direito pode ser.”
Segundo Yasmim Souza, o Direito também pode ser uma ferramenta de luta e enfrentamento, onde todos têm em comum a coragem de resistir e continuar. “Isso por si só já merece ser celebrado, pois podemos fazer a diferença. Que o Direito nos desperte a escuta e a empatia, sendo uma grande ferramenta de transformação”, finalizou.
Após os discursos, o deputado Issy Quinan entregou o Certificado de Mérito Legislativo aos acadêmicos de Direito.