Profissionais da enfermagem são condecorados pelo Parlamento, por iniciativa do deputado Mauro Rubem

Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, nesse sábado, 24, sessão solene em homenagem aos profissionais da enfermagem. A cerimônia teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado, onde os trabalhadores da área foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.
O tributo ocorreu em celebração ao mês da enfermagem — a data oficial é dia 12 de maio — e em reconhecimento à dedicação, à competência e ao papel essencial da categoria na promoção da saúde pública. A solenidade também reforçou os compromissos com a valorização da classe no estado.
“Temos muitas coisas amenas e gostosas para dizer, mas eu entendo que a gente precisa transformar essa sessão solene, também, em um momento de reflexão e de entendimento, para que o amanhã seja melhor do que o ontem”, frisou Mauro Rubem, na abertura da sessão.
Além do deputado, compuseram a mesa diretiva: a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás (Aben-GO), Marta Valéria Calatayud; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Thaís Luane; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Luzinéia Vieira.
E ainda: a vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (Sint-Ifesego), Cyanéa Gebrim; o vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (Sieg), Adalberto Silva Meira; as enfermeiras Evandra da Costa e Dayse Mary da Silva; e a servidora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Ivete Barreto.
Reverência
Ao apontar a importância da categoria à sociedade, Rubem falou de seu orgulho em promover uma solenidade de reconhecimento aos profissionais que tanto contribuem para a saúde no estado. A homenagem, segundo ele, tem o objetivo de “retribuir um pouco do que a enfermagem faz não somente pelo povo goiano, mas no mundo afora”.
O parlamentar lembrou o recente período da covid-19, em que o papel da enfermagem foi fundamental para salvar vidas, e enalteceu a atuação desses profissionais durante a pandemia. “Precisamos até fazer uma reverência aos trabalhadores que morreram defendendo outras vidas”, enfatizou.
Presidente da Frente Parlamentar pela Aplicação do Piso da Enfermagem, Mauro Rubem destacou ainda que o Parlamento estadual encontra-se à disposição na luta pelos direitos da referida classe. “Hoje é um dia para vocês refletirem, serem respeitados e reverenciados. Esta Casa está aberta para que possamos pensar medidas, ações e políticas públicas para o povo goiano, à categoria e todos os demais”, disse.
Dificuldades
“A gente fica feliz e se sente parte desta Casa. Precisamos ser homenageados, mas principalmente ser ouvidos na construção de políticas públicas, nas condições de trabalho apresentadas dentro das unidades de saúde, na calamidade em que se vive a saúde mental da enfermagem”, sublinhou o vice-presidente do Sieg, Adalberto Silva Meira, ao apontar as diversas dificuldades vivenciadas pelos profissionais da enfermagem.
A presidente da Aben-GO, Marta Valéria Calatayud, evidenciou a iniciativa de Mauro Rubem como um ato que reconhece o trabalho realizado pela categoria e busca valorizar o papel desses profissionais. “Hoje é um dia daqueles muito especiais que tocam o coração. Porque a enfermagem não é só trabalhar e pagar conta: merece respeito, reconhecimento e valorização”, frisou.
A profissional disse que reunir a categoria no Parlamento, durante o mês da enfermagem, é mais que uma solenidade, mas um ato de reconhecimento, de reparação histórica e de afeto coletivo a quem faz o sistema de saúde pulsar todos os dias nesse país.
A presidente do Coren-GO, Thaís Luane, bem como a vice-coordenadora do Sint-Ifesego, Cyanéa Gebrim também agradeceram o deputado Mauro Rubem pela atuação em prol da categoria. “Reconheço a sua luta e fico muito grata em ter um deputado que defende o trabalhador da saúde”, enfatizou Luane. “Está sempre de braços abertos a acolher toda a saúde”, sublinhou Gebrim.
As profissionais reivindicaram, na tribuna, melhorias à categoria. “Este é um momento realmente de reflexão para melhorar as condições e o convívio no local de trabalho. Hoje, com as organizações sociais de saúde (OSs), esse relacionamento não existe. É uma forma forçada de obter resultado e não qualidade da assistência”, ponderou a enfermeira Evandra da Costa.
Reconhecimento
Defensora da categoria, com atuação voltada para melhorias, sobretudo à aplicação do piso nacional e à jornada de 30 horas de trabalho, a deputada federal do estado da Bahia, Alice Portugal (PCdoB), farmacêutica e bioquímica, participou de forma remota da solenidade. Ela enalteceu o trabalho desempenhado pela categoria em Goiás, no Brasil e no mundo, bem como a iniciativa de Mauro Rubem pela promoção da condecoração aos profissionais, de grande relevância à saúde.
“Quero abraçar o deputado Mauro Rubem e a Assembleia Legislativa de Goiás por, em uma manhã de sábado, realizar essa justa homenagem aos profissionais da cabeceira do leito, aos profissionais que fazem a administração dos hospitais, que organizam as escalas, que dão banho de leito, que estão na pesquisa, no ensino, na extensão, que estão organizando as equipes de saúde da família. A enfermagem está em todos os lugares”, destacou.
Representação
As enfermeiras Evandra da Costa e Dayse Mary participaram da solenidade caracterizadas como Florence Nightingale e Ana Néri, personalidades cujas contribuições moldaram a enfermagem, promovendo a profissionalização, os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.
“Fiquei absolutamente comovida de me lembrar do quanto a história dessas personalidades me fez ter vontade de ser como elas e fazer diferença na sociedade através do cuidado, da promoção da saúde e do exemplo que elas trouxeram de transformação de uma profissão tão importante para a sociedade, quanto a enfermagem”, afirmou a presidente Sindsaúde-GO, Luzinéia Vieira, ao lembrar ainda outros nomes que contribuíram para a evolução da enfermagem.
Em seu discurso, Vieira também engrandeceu a atuação dos profissionais da atualidade, que se encontram em exercício. “Vocês são imprescindíveis todos os dias e essenciais para que a nossa sociedade possa ser transformada e possa ser melhorada.”