Rosângela Rezende destaca o papel dos advogados familiaristas na resolução de conflitos
Ao abrir os discursos da solenidade plenária de homenagem a representantes da advocacia familiarista em Goiás, na manhã desta terça-feira, 27, a deputada Rosângela Rezende (Agir) destacou a importância da especialidade. Proponente do evento, a legisladora enalteceu as competências dos profissionais do ramo e valorizou o trabalho realizado na mediação de conflitos familiares, na defesa dos direitos das crianças, mulheres, idosos e na oferta de apoio jurídico para momentos de fragilidade.
“Essa é uma área nobre do Direito, que é exercida com técnica e com olhar humano e transformador. Vocês são mediadores de afeto, mostrando, no dia a dia da profissão, que o Direito não é apenas norma fria, mas um instrumento de acolhimento, reparação e esperança”, parabenizou a deputada.
Rezende lembrou do aumento das estatísticas relacionadas ao crescimento de divórcios e os desafios que a situação acarreta às famílias, envolvendo conflitos pela guarda de crianças e pensão alimentícia. “Por trás de cada estatística existe uma história de vida que precisa ser ouvida com sensibilidade e defendida com Justiça. Vocês desempenham um papel estratégico, representando o que há de mais humano no exercício do Direito”.
A anfitriã da sessão foi a proponente do projeto que culminou na promulgação da Lei nº 22.397, em 20 de novembro de 2023. A legislação institui o Dia Estadual da Advocacia Familiarista, celebrado anualmente em 15 de maio.