Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto Escola no Legislativo, do Parlamento goiano, recebe alunos de direito da Unifasam em visita pedagógica

29 de Maio de 2025 às 10:40
Crédito: Sérgio Rocha
Projeto Escola no Legislativo, do Parlamento goiano, recebe alunos de direito da Unifasam em visita pedagógica
9ª edição do Projeto Escola no Legislativo com alunos de direito da Unifasam

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio de sua Escola do Legislativo, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 29, alunos do curso de direito do Centro Universitário Unifasam, de Goiânia, para a nona edição do Projeto Escola no Legislativo. O evento, que ocorreu no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela, proporcionou aos estudantes uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo.

A professora Kelen Santos, do projeto de extensão da Unifasam, explicou o propósito da visita: "Nós temos, na faculdade, uma parte do curso de direito que é para projetos de extensão. Os alunos fazem uma pesquisa na sociedade, na comunidade onde eles vivem, sobre alguma brecha na lei que precisa melhorar. Eles elaboraram um projeto que, algum dia, possa ser motivo de votação aqui com os deputados. Então, hoje, estamos fazendo essa visita para ver como é a votação desse projeto de lei e entender melhor a segunda parte, que é a questão de votação da Casa Legislativa".

Palestrante do projeto, Miguel Gusmão detalhou a metodologia da atividade: "A atividade de hoje é de nível superior, com uma carga horária um pouco mais extensa. Essa palestra tem basicamente três partes: uma contextualização sobre a democracia contemporânea e seus fundamentos teóricos; uma apresentação do Poder Legislativo brasileiro, abordando os níveis nacional, estadual e municipal; e a terceira parte, que é quase metade da nossa palestra, é um aprofundamento na tramitação legislativa, no processo legislativo no âmbito da Assembleia Legislativa de Goiás".

Gusmão, como analista legislativo e servidor da Casa, compartilhou experiências práticas para ilustrar a teoria. Após a palestra, os alunos realizaram uma visita guiada pelos pontos principais da Alego, com foco no entendimento do processo legislativo atual.

Aluno de direito da Unifasam, Sebastião Sousa Barros expressou sua empolgação com a visita: "É muito bom visitar a Assembleia pela primeira vez. Minha expectativa é realmente conhecer e agregar conhecimento. Para nós, que estamos na área, querendo cada vez mais alcançar lugares maiores, é muito importante saber como funciona e como se dão os projetos de lei, como eles chegam até aqui, como são avaliados e como se dá a votação para que eles possam passar".

O acadêmico acrescentou que, embora não pense em ser deputado agora, deixa a possibilidade em aberto para o futuro.

Teoria e prática

A servidora Maria Elisa Barbosa, que integra o projeto com a visita guiada, destacou a metodologia adotada: "A Escola do Legislativo pensou em trazer estudantes universitários, como os de hoje, para que eles possam compreender o funcionamento do Parlamento e aproximá-los da atividade dos deputados. É importante que eles tenham tanto uma parte teórica, para entender os conceitos, quanto uma parte prática. A visita guiada cumpre esse papel".

Barbosa informou que, durante a visita, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar um pouco o dia a dia dos deputados, como o trabalho é feito na prática, e até mesmo notar as diferenças entre teoria e prática. Metodologicamente, esse complemento é muito importante. "Hoje, eles acompanharam a sessão ordinária, que é a parte que mais gostam", explicou Maria Elisa Barbosa.

O Projeto Escola no Legislativo reafirma o compromisso da Alego em fomentar a educação cívica e a participação cidadã, oferecendo aos futuros operadores do direito uma compreensão prática e aprofundada do funcionamento do Poder Legislativo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.