Membros da União das Mutualidades Portuguesas recebem Medalha do Mérito Legislativo

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria da Casa, ao presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, e ao gestor de formação, Edgard Vilares Diogo. A entrega aconteceu em sessão especial, realizada na tarde desta quarta-feira, 4, por iniciativa do presidente Bruno Peixoto (UB) e do deputado Karlos Cabral (PSB).
O presidente Bruno Peixoto reforçou que se trata da maior honraria da Casa e que tem como objetivo agradecer aos homenageados pelas contribuições decisivas no fortalecimento do mutualismo no Brasil. Trata-se de um sistema privado de proteção social que visa ao auxílio mútuo dos seus membros, em que os associados são parte ativa na definição da sua autoproteção social, assente numa solidariedade responsável.
Karlos Cabral lembrou o histórico que motivou a homenagem em pauta. Ele realizou uma missão oficial à Portugal em outubro de 2023, quando, acompanhado por outros parlamentares estaduais e representantes da Força Associativa Nacional (FAM), buscou inspiração na tradição secular do mutualismo português.
Luís Alberto Silva, presidente da União das Mutualidades Portuguesas, relatou a honra em receber a homenagem na Assembleia Legislativa. Ele ressaltou a importância da atuação do deputado Karlos Cabral e da comitiva, que tornaram a parceria que motivou a homenagem possível.
“Os deputados foram responsáveis por trazer essa parceria do mutualismo de Portugal com o Brasil. Goiás entrará na história pela criação de mecanismos de desenvolvimento do mutualismo no país. O que nós, portugueses, pudermos fazer, iremos realizar com nossa experiência e vivências, já que temos 849 anos de história. O movimento mutualista diz: o que é seu é meu, e o que é meu é seu. Nosso primeiro grande mutualista da história foi ninguém menos que Jesus Cristo” afirmou Luís Alberto Silva.
Em seguida, o gestor de formação da União das Mutualidades Portuguesas, Edgard Vilares Diogo, enfatizou a profunda honra e emoção pelo reconhecimento oficial da Alego. “Representa um momento muito grande para o movimento mutualista. Não apenas pelo gesto institucional, mas por tudo que simboliza: o encontro de povos irmão, unidos por valores comuns e história partilhadas”, celebrou.
“O mutualismo em Portugal já é uma prática antiga, que organizava ajudas mútuas entre famílias. Ao longo dos séculos, evoluiu para um papel mais focado em saúde, educação, apoio à velhice e na criação de redes de proximidades. O mutualismo prova que a solidariedade organizada é uma ideia atual”, apontou o homenageado.
O diretor disse, ainda, que o Brasil possui redes profundas de iniciativas comunitárias, de norte a sul do país, com associações e comunidades que trabalham para melhorar a vida das pessoas. “Esse reconhecimento de hoje representa uma ponte entre os dois modelos de solidariedade, diferentes no contexto, mas semelhantes na essência. Deixo aqui nossa vontade de colaborar com as entidades brasileiras, com os parlamentares e as universidades, que defendam o bem-estar, o cuidado e a justiça social”, finalizou Edgar Vilares.
Presente na sessão, o prefeito de Rialma, Lucas Chaves (UB), também foi convidado pelo presidente Bruno Peixoto a se pronunciar. Ele agradeceu a oportunidade e direcionou suas palavras ao público presente, principalmente às crianças que visitavam o plenário.
“Goiás tem um governador que prioriza a educação de qualidade, que se destaca a nível nacional. A Assembleia Legislativa se transformou nos últimos anos e possui deputados capacitados e políticos de bem, que dão abertura a uma frente municipalista. Além disso, tem um presidente que muda a história legislativa do estado. Eu sou fruto do estudo, minha educação me possibilitou uma vida melhor e, por isso, eu entrei na política. Hoje falo aos jovens: a política anda junto com o desenvolvimento. O futuro só melhora com pessoas de bem à frente dos Poderes”, finalizou.
Ao fim do evento, o presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, e o gestor de formação, Edgard Vilares Diogo, entregaram uma placa em homenagem ao presidente Bruno Peixoto e ao deputado Karlos Cabral, em celebração à amizade e ao compromisso entre o Legislativo goiano e a entidade. O presidente da Força Associativa Nacional (FAM), Caubi Moraes, também entregou uma placa em homenagem ao presidente da Assembleia Legislativa, em reconhecimento ao papel de Bruno Peixoto à frente do Parlamento.