Sancionada criação da Rede de Saúde para Caminhoneiros em Goiás
Sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 23.465, de 6 de junho de 2025, originalmente projeto de lei nº 13637/24, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), que institui a Rede de Atendimento à Saúde para Caminhoneiros no estado. A lei tem como objetivo garantir o acesso a serviços de saúde para os motoristas profissionais do transporte de cargas no Estado de Goiás.
O programa é estruturado em cinco eixos principais: atendimento médico e odontológico; realização de exames laboratoriais e de imagem; assistência psicológica e psiquiátrica; ações de prevenção de doenças e promoção da saúde; além de atendimento de urgência e emergência.
Segundo Rubem, a categoria dos caminhoneiros é fundamental para a economia e a logística nacional, mas enfrenta condições de trabalho frequentemente precárias. Ele anotou que longas jornadas, exposição a riscos e a dificuldade de acesso a serviços básicos comprometem a saúde de cerca de 60 mil motoristas em Goiás, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Mauro Rubem ressaltou ainda que a ausência de um sistema de saúde adaptado às necessidades específicas desses profissionais não apenas impacta sua qualidade de vida, como também representa um risco para a segurança nas estradas. “A nova lei é um passo importante rumo à inclusão social desses trabalhadores, muitas vezes esquecidos pelas políticas públicas”, afirmou.
A Rede de Atendimento à Saúde para Caminhoneiros utilizará as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. O serviço contará também com postos fixos de atendimento, unidades móveis de saúde, além de convênios e parcerias com clínicas, hospitais e outros.
A lei estabelece que a implantação e funcionamento da rede deverão respeitar as normas do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde. O Executivo estadual tem até 90, a contar de 6 de junho, para definir os critérios de implementação.