Parlamento recebe grupo do Caps de Senador Canedo em visita de integração e fortalecimento da cidadania

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio de sua Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 26, um grupo de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Senador Canedo. A visita teve como objetivo promover a integração social, ampliar horizontes e fortalecer o exercício da cidadania.
Durante o percurso, o grupo realizou três paradas principais dentro do Palácio Maguito Vilela. O percurso foi iniciado no hall de entrada, onde o grupo pôde apreciar a mostra cultural "Mediações Invisíveis", de César Cejouro e Reis Neres. Em seguida, visitou o gabinete do deputado Mauro Rubem (PT) e, por fim, teve a oportunidade de acompanhar de perto a sessão ordinária no Plenário Iris Rezende.
Iuri Nunes, psicólogo do Caps, disse que a iniciativa é fundamental para o processo terapêutico dos usuários. "Esse é um projeto que nós fazemos no Caps de permitir aos nossos usuários conhecer realidades, ter vivências diferentes, para que possam perceber como essas novas vivências podem ajudar no processo terapêutico", afirmou.
O profissional destacou que a visita à Alego também serve para "trazer conhecimento e proporcionar ao grupo uma maior compreensão do papel deles como cidadãos".
Sara Tavares, uma das participantes da visita, expressou sua satisfação com o Caps e pela a oportunidade de conhecer o Legislativo. "É muito bom trabalhar dentro da equipe. São todos bem-educados; se precisar de alguma coisa, você pode ir lá e eles ajudam", disse ela sobre o atendimento no centro.
Sobre a experiência na Casa, Tavares discorreu que é a primeira vez que vem à Casa do Legislativo: "A expectativa é de sair com mais informações, aproveitar bastante essa oportunidade".
Emiliana Pereira, chefe da Sessão Adjunta de Atividades Culturais do Legislativo, ressaltou a importância da iniciativa de portas abertas. "Hoje nós estamos recebendo este grupo de usuários do Caps de Senador Canedo, e a intenção é acolhê-los, mostrar a Assembleia. Essa é uma atividade que integra política, educação, saúde e cultura, muito importante para a Casa, especialmente ao abrir as portas e acolher os usuários do Caps, que são pessoas passando por momentos de vulnerabilidade mental. É uma atividade que propõe a inclusão desses usuários no Legislativo", explicou.
A gestora finalizou com um convite à comunidade: "Quem tiver interesse – seja você individualmente, seu grupo, seu coletivo ou escolas – pode vir, procurando a Sessão de Atividades Culturais. As portas estão abertas para receber a sociedade. Essa é a intenção: que a sociedade conheça o Parlamento por meio das atividades culturais."
A visita reforça o compromisso da Assembleia Legislativa de Goiás com a inclusão social e a promoção da cidadania, utilizando o espaço parlamentar como ferramenta de integração e aprendizado para toda a comunidade.