Ícone alego digital Ícone alego digital

Atuação pelo turismo

22 de Julho de 2025 às 09:35
Crédito: Thiago Momm
Atuação pelo turismo

Além de apreciar a pauta legislativa, a comissão temática da Casa de Leis promoveu debates, visitas técnicas e participou de festivais no interior, no 1º semestre de 2025. Goiás registra 6,2% do aumento do volume de atividades turísticas.

Com um primeiro semestre movimentado, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) acumulou, na agenda, reuniões ordinárias, visitas técnicas, fóruns legislativos de turismo, participações em festivais e exposições, recepção de visitas de diversos representantes do setor e realização de atividades para promover o segmento turístico goiano. Foram atividades além da votação de projetos de lei que contemplam a área.

Em fevereiro, o colegiado participou da organização da Abertura de Pesca Esportiva em Goiás 2025, em conjunto com a Goiás Turismo e os municípios envolvidos com os eventos de pesca.

Em março, a comissão promoveu um fórum de debates sobre festividade das Coroas do Divino Espírito Santo e a participação de 32 municípios. Presidente da Comissão de Turismo, Coronel Adailton (Solidariedade) citou, na ocasião, o avanço do Circuito das Cavalhadas, que já contempla 15 municípios, e anunciou a proposta do Circuito das Folias e Festas Tradicionais.

Houve também, em março, participação em encontro estadual de Turismo em Brasília.

Em abril, houve uma sessão solene no Plenário da Alego proposta pelo parlamentar que celebrou o Dia Nacional do Agente de Viagens e Guias Turísticos, homenageando 23 agentes e 36 guias.

Entre os principais eventos acompanhados pela Comissão de Turismo em 2025, destacam-se as duas etapas já realizadas do Circuito de Pesca Esportiva Gigantes do Araguaia — a primeira em março, na cidade de Aruanã, e a segunda em abril, em São Miguel do Araguaia. A Comissão também participou do lançamento oficial do Festival Italiano de Nova Veneza, no mês de maio, e da recepção do sino Vox Patris, em Trindade, ocorrida em junho.

No final de junho, houve visita técnica aos atrativos de Mambaí e de municípios vizinhos, culminando em audiência pública com lideranças do turismo e autoridades políticas locais. A Agência Alego de Notícias e a TV Assembleia Legislativa acompanharam a visita, que resultou em reportagem da Agência sobre a busca de Mambaí e entorno por uma identidade turística própria, além de especial da TV sobre o nordeste goiano.

Projetos promovem Pirenópolis, Entorno de Brasília e destinos turísticos inteligentes

A Comissão de Turismo teve, neste primeiro semestre, a sessão de instauração dos trabalhos do segundo biênio da Legislatura e duas reuniões ordinárias.

Além de Coronel Adailton, o colegiado tem Ricardo Quirino (Republicanos) como vice-presidente, e Alessandro Moreira (PP), Amauri Ribeiro (UB), Cristiano Galindo (Solidariedade), Issy Quinan (MDB) e Rosângela Rezende (Agir) como demais integrantes.

Os integrantes do colegiado deliberaram sobre quatro projetos de lei. Um desses quatro recebeu um parecer contrário que foi aprovado pelo colegiado e que resultou em arquivamento. Trata-se da matéria nº 905/23, de Mauro Rubem (PT), a qual dispõe que  as empresas beneficiárias com incentivos fiscais instaladas em Goiás devem divulgar em suas embalagens imagens de destinos turísticos do Estado. O parecer contrário foi de Alessandro Moreira (PP), argumentando que a proposta traria custos às empresas.

Os outros três projetos tiveram relatórios favoráveis chancelados pela comissão. Anderson Teodoro (Avante) propõe a criação da Rota Turística de Pirenópolis (processo nº 2661/24), integrada pelos “trechos que perpassam a Rua do Lazer, o Centro Histórico de Pirenópolis, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, o Parque Estadual dos Pireneus, a Cachoeira do Abade, a Cachoeira do Rosário e a Cachoeira dos Dragões”.

André do Premium (Avante) busca instituir a Política de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Entorno do Distrito Federal (nº 1190/23). A proposição abrange os municípios constantes na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal.

Um dos objetivos elencados é desenvolver o turismo por meio de um planejamento estratégico e participativo, envolvendo o setor produtivo do turismo nas discussões em torno dos projetos turísticos prioritários.

Virmondes Cruvinel, por fim, ambiciona instituir a Política Estadual de Fomento ao Destino Turístico Inteligente (processo nº 1121/23). O objetivo expresso da matéria acolhida pelo colegiado é o de “estimular e apoiar a modernização, inovação e competitividade dos destinos turísticos goianos, fomentando a geração de emprego, renda e a inclusão social através do turismo”.

O destino turístico inteligente seria aquele que “utiliza de forma estratégica as tecnologias da informação e comunicação (TICs) para a gestão de recursos turísticos; promove a inovação nos produtos e nos processos; visa à acessibilidade e inclusão social; e trabalha para a sustentabilidade em todas as suas esferas: econômica, social e ambiental”.

Até maio, turismo goiano aumenta 6,2% em relação ao mesmo período de 2024

O turismo em Goiás vive um ano positivo, com 6,2% do aumento do volume de atividades turísticas na comparação entre janeiro a maio de 2025 em relação ao mesmo período em 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Esse crescimento foi o 9º maior entre as 17 unidades da Federação das quais o IBGE levanta indicadores turísticos. Nacionalmente, o aumento foi de 7,0%.

A pesquisa também traz a comparação de maio deste ano com o do ano passado. Nesse caso, o crescimento do volume de atividades do turismo goiano foi de 4,3%.

Outro indicador é a receita nominal das atividades turísticas, que cresceram 11,9% em Goiás entre janeiro e maio de 2025 em relação a esse intervalo em 2024. Nesse caso, o resultado goiano foi o 8º melhor no país e ficou acima do nacional, 11,7%.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.