Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentares ressaltam a importância do turismo religioso para a economia

19 de Março de 2025 às 09:30

Neste momento, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) discursa durante o fórum de turismo no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O parlamentar reforçou o papel do turismo religioso e das festas tradicionais como impulsionadores da cultura e da economia do Estado e relatou a necessidade de fortalecimento dessas manifestações com apoio governamental e da iniciativa privada.

“O foco principal deste nosso fórum de debates é o impulsionamento. Chamamos a atenção dos deputados estaduais e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Retomada. Vamos fortalecer, cada vez mais, a realização dessas festas tradicionais”, afirmou Adailton.

O parlamentar ressaltou os desafios enfrentados pelos organizadores dessas festividades, como a aquisição de instrumentos e a mobilização da população. No entanto, enfatizou que, com “fé, o Divino Espírito Santo sempre nos ajuda e as coisas acontecem”.

Coronel Adailton também abordou a relevância do turismo religioso para a economia e o desenvolvimento cultural. “O turismo impulsiona a economia em Goiás. As atividades turísticas crescem, e, neste cenário, a cultura se faz presente com suas festas tradicionais e religiosas, o folclore, o artesanato e demais setores das artes e cultura no nosso Estado”.

O deputado ainda enfatizou a importância de incentivar os próprios goianos a conhecerem melhor suas tradições e belezas naturais. “Tem muito goiano que nunca pisou nas praias do Rio Araguaia e está no Nordeste todo ano. Precisamos fortalecer e incentivar os goianos a cultuar também as nossas tradições”, afirmou.

Encontro estadual

Um dos momentos centrais do discurso foi o anúncio do Encontro Estadual das Coroas do Divino Espírito Santo, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de abril, na cidade de Cristalina. A cidade teve sua Festa do Divino reconhecida por lei como patrimônio cultural e imaterial do povo goiano, por meio de um projeto de autoria do próprio Adailton.

“Aqui temos imperadores e imperatrizes com suas vestes coloridas e brilhantes conduzindo os festejos. Eles mostram verdadeiramente como ocorrem essas festas, principalmente para aqueles que ainda não conhecem essa tradição”, ressaltou.

Ao final de seu pronunciamento, o deputado reafirmou o compromisso da Comissão de Turismo da Alego em continuar promovendo e protegendo o patrimônio cultural goiano. “Contem com o nosso apoio para fortalecer, caminhar juntos e perpetuar essa cultura em todo o Estado de Goiás”, concluiu.

Fortalecimento

Discursando em seguida, o deputado Lineu Olimpio (MDB) destacou a importância do apoio público às cavalhadas, folias e celebrações religiosas, essenciais para o turismo e a cultura do Estado. “Esses debates fortalecem as políticas públicas e ajudam a superar desafios na realização desses eventos”, afirmou.

Olimpio também ressaltou a criação da Medalha Padre Silvestre, que homenageará cavaleiros, organizadores e outros envolvidos nas cavalhadas, com a primeira entrega prevista para maio.

O parlamentar reforçou o avanço do Circuito das Cavalhadas, que já contempla 15 municípios, e anunciou a proposta do Circuito das Folias e Festas Tradicionais, garantindo mais apoio do Governo estadual. “Estamos destinando emendas para que cada cidade tenha sua estrutura própria, sem depender de outras para manter suas cavalhadas vivas.”

Por fim, Lineu Olimpio agradeceu a participação de prefeitos, vereadores e organizadores, reforçando seu compromisso com a preservação das tradições goianas.

Presente à solenidade, a deputada Dra Zeli (UB), num rápido discurso, parabenizou o presidente da Comissão de Turismo, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), pelo trabalho desenvolvido à frente desse colegiado. "Desejo que o senhor seja reeleito para continuar amparando a população que precisa de representantes como o senhor".

Zeli também recordou da sua mãe, natural de Santa Catarina, que, segundo ela, morreu dizendo que “o paraíso da Terra está em Goiás”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.