Ícone alego digital Ícone alego digital

Título de Cidadania Goiana

12 de Dezembro de 2025 às 10:50
Crédito: Alego
Título de Cidadania Goiana

Uma pessoa que nasce em outro estado ou país pode se tornar cidadão goiano de forma simbólica em caso da proposta ser acatada pelo Parlamento e sancionada pelo Poder Executivo. Entenda o processo nesta edição da série. 

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, de forma frequente, homenagens a personalidades que se destacam no Estado por suas ações que contribuem com o desenvolvimento da sociedade. Um dos tributos mais importantes é a concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana.

A honraria, no entanto, não pode ser entregue a qualquer pessoa. Ela é destinada a cidadãos que nasceram em outros estados, mas que se destacam em Goiás por suas contribuições em áreas de grande relevância para a população goiana, como educação, saúde, economia, social e cultura. 

Trâmites 

O processo para a concessão do título começa com a indicação de um deputado, que apresenta um projeto de lei com justificativa detalhando a trajetória e as contribuições do possível homenageado, bem como a exposição dos motivos pelos quais o indivíduo merece receber o título. 

A proposta é apreciada em Plenário pelos integrantes do Poder Legislativo estadual. Se for aprovada e depois receber a sanção do governador, a entrega da honraria ocorre em cerimônia formal, chamada de sessão solene, na qual o nome indicado recebe o Título Honorífico de Cidadania Goiana, de forma oficial. 

Efeitos da cidadania

A concessão do título honorífico não confere ao cidadão, em caso de ser estrangeiro, direitos políticos, mas simboliza a gratidão do poder público e da sociedade goiana aos serviços prestados pelo homenageado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.