Seminário sobre autismo mobiliza familiares, pessoas com TEA e especialistas no Palácio Maguito Vilela, durante esta quarta-feira

A Casa de Leis está sediando, durante esta quarta-feira, 3, o segundo Seminário Autismo em Fokus. A primeira edição também foi realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, no primeiro semestre deste ano.
Com programação extensa, o encontro aborda, desta vez, a ciência, prática e empatia no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento é promovido pelo deputado federal por Goiás, Glaustin da Fokus (Podemos) e conta com o apoio do deputado estadual Léo Portilho (Podemos) e do deputado licenciado Henrique César (PSC).
A mesa de trabalhos desta manhã foi composta por Glaustin da Fokus; Léo Portilho; advogada Larissa Lafaiete; prefeito de Marzagão, Solimar Cardoso (Podemos); prefeito de Aragoiânia, Waldir da Fokus (Podemos); prefeito de Alexânia, Warley Gouveia (Podemos); prefeita de Israelândia, Adelicia Moura (Podemos); prefeito de Paranaiguara, José Carlos Barbosa (Podemos); e prefeito de Joviânia, Max Barbosa (Podemos).
A abertura oficial do evento contou com uma apresentação musical da banda Os Lanternas. Além disso, no saguão do Auditório Carlos Vieira, onde acontece o seminário, estão expostos quadros de Augusto Mangussi, artista plástico autista, que já teve mais de 200 obras expostas no Brasil e no exterior.
O deputado Léo Portilho disse que o autismo é uma causa que sempre o motivou a agir. “Isso nos sensibiliza, pois é um grupo que cresce e muitas vezes é esquecido, assim como suas mães e os próprios indivíduos autistas. Por isso, nos dedicamos bastante a essa causa, pois a projeção é que, em dez anos, tenhamos um aumento de 10% a 20% no número de pessoas autistas, o que nos preocupa”, afirmou.
Mobilização
O parlamentar frisou que a prioridade é também promover a capacitação dos profissionais que atendem crianças com o espectro. “Reconhecemos que muitas mães não têm condições financeiras para cuidar de seus filhos, situação que nos comove profundamente, especialmente considerando o abandono paterno e a dificuldade das mães em conciliar o trabalho com os cuidados. Vamos nos dedicar ainda mais, buscando parcerias e fortalecendo a mobilização. Hoje, temos aqui no evento mais de 100 representantes de municípios goianos, o que demonstra o crescimento e a relevância dessa causa. Esperamos expandir essa iniciativa por todo o estado e também em nível nacional. Essa parceria com o deputado Glaustin da Fokus, assim como com o deputado Henrique César e profissionais aqui presentes, é essencial.”
O deputado federal Glaustin da Fokus destacou que os painéis escolhidos para esse seminário têm o objetivo de orientar a população do estado de Goiás. Ele lembrou que há palestrantes de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro reconhecendo a importância de construir um caminho sólido nessa área.
"Observamos que ainda persiste, infelizmente, preconceito, especialmente entre pais e mães. Nossa missão é combater essa realidade e elaborar projetos que promovam o bem-estar. Recentemente, propusemos um projeto de lei sobre a aposentadoria para mães de filhos com autismo, tanto em Goiás quanto em todo o Brasil, visando mitigar a preocupação dessas mães em relação ao futuro de seus filhos. Esse é o nosso papel como parlamentares: estar presentes e atuantes neste momento. Não é apenas um evento, mas uma mensagem clara de que Goiás está no caminho da inclusão”, enfatizou Glaustin da Fokus.
Uma das idealizadoras do evento, a advogada e professora universitária Larissa Lafaiete frisou que os principais assuntos relacionados ao autismo estão sendo abordados no seminário. Lembrou que hoje estão sendo discutidas políticas públicas para o autismo, focando nas prioridades sociais atuais, como moradia assistida e terapias no Sistema Único de Saúde (SUS). E afirmou que serão abordadas, também, questões relacionadas a planos de saúde, autismo em adultos, diagnóstico precoce e a aposentadoria para pessoas com desenvolvimento atípico. "Tema este que ganhou destaque em todo o país com o projeto de lei do deputado Glaustin”, disse.
A advogada pontuou também que está sendo tratada neste dia a capacitação de psicólogos e professores, incentivando a inclusão de disciplinas sobre autismo nos currículos universitários. Disse que serão exploradas as diferentes formas de tratamento e a importância da parceria entre escolas e famílias para o desenvolvimento dos autistas. Além disso, participam do evento representantes de diversos municípios, incluindo prefeituras e secretarias de Educação e Saúde, além de terapeutas, pedagogos e famílias. "Ressalto ainda que este é o maior congresso de autismo gratuito do país com o objetivo de promover a capacitação em todos os municípios do Estado de Goiás."
Durante a manhã, os participantes assistiram palestras com a médica neurologista Angélica Ávila; com a psicóloga e psicopedagoga Marina Trunci, com a advogada Larissa Lafaiete,o deputado federal Glaustin da Fokus e com a terapeuta ocupacional Amanda Vilela.
Palestras à tarde
No período vespertino haverá palestras com a autista, influenciadora e escritora Carolina Autizando, com a secretária municipal de Saúde de Anicuns, Claudete Simão, com o advogado Marcelo Valio, com o jornalista, editor-chefe da revista Autismo, Francisco Paiva Jr.; com a pedagoga e psicóloga Flaviana Martins e com a neuropsicóloga Carolina Lobo.
Toda a programação também pode ser acompanhada no canal do Youtube da Assembleia Legislativa de Goiás.