Ícone alego digital Ícone alego digital

Seminário sobre autismo mobiliza familiares, pessoas com TEA e especialistas no Palácio Maguito Vilela, durante esta quarta-feira

03 de Setembro de 2025 às 12:15
Crédito: Carlos Costa
Seminário sobre autismo mobiliza familiares,  pessoas com TEA  e especialistas no Palácio Maguito Vilela, durante esta quarta-feira
2º Seminário Autismo em Fokus

A Casa de Leis está sediando, durante esta quarta-feira, 3, o segundo Seminário Autismo em Fokus. A primeira edição também foi realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, no primeiro semestre deste ano.

Com programação extensa, o encontro aborda, desta vez, a ciência, prática e empatia no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento é promovido pelo deputado federal por Goiás, Glaustin da Fokus (Podemos) e conta com o apoio do deputado estadual Léo Portilho (Podemos) e do deputado licenciado Henrique César (PSC).

A mesa de trabalhos desta manhã foi composta por Glaustin da Fokus; Léo Portilho; advogada Larissa Lafaiete; prefeito de Marzagão, Solimar Cardoso (Podemos); prefeito de Aragoiânia, Waldir da Fokus (Podemos); prefeito de Alexânia, Warley Gouveia (Podemos); prefeita de Israelândia, Adelicia Moura (Podemos); prefeito de Paranaiguara, José Carlos Barbosa (Podemos); e prefeito de Joviânia, Max Barbosa (Podemos).

A abertura oficial do evento contou com uma apresentação musical da banda Os Lanternas. Além disso, no saguão do Auditório Carlos Vieira, onde acontece o seminário, estão expostos quadros de Augusto Mangussi, artista plástico autista, que já teve mais de 200 obras expostas no Brasil e no exterior.

O deputado Léo Portilho disse que o autismo é uma causa que sempre o motivou a agir. “Isso nos sensibiliza, pois é um grupo que cresce e muitas vezes é esquecido, assim como suas mães e os próprios indivíduos autistas. Por isso, nos dedicamos bastante a essa causa, pois a projeção é que, em dez anos, tenhamos um aumento de 10% a 20% no número de pessoas autistas, o que nos preocupa”, afirmou.

Mobilização

O parlamentar frisou que a prioridade é também promover a capacitação dos profissionais que atendem crianças com o espectro. “Reconhecemos que muitas mães não têm condições financeiras para cuidar de seus filhos, situação que nos comove profundamente, especialmente considerando o abandono paterno e a dificuldade das mães em conciliar o trabalho com os cuidados. Vamos nos dedicar ainda mais, buscando parcerias e fortalecendo a mobilização. Hoje, temos aqui no evento mais de 100 representantes de municípios goianos, o que demonstra o crescimento e a relevância dessa causa. Esperamos expandir essa iniciativa por todo o estado e também em nível nacional. Essa parceria com o deputado Glaustin da Fokus, assim como com o deputado Henrique César e profissionais aqui presentes, é essencial.”

O deputado federal Glaustin da Fokus destacou que os painéis escolhidos para esse seminário têm o objetivo de orientar a população do estado de Goiás. Ele lembrou que há palestrantes de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro reconhecendo a importância de construir um caminho sólido nessa área.

"Observamos que ainda persiste, infelizmente, preconceito, especialmente entre pais e mães. Nossa missão é combater essa realidade e elaborar projetos que promovam o bem-estar. Recentemente, propusemos um projeto de lei sobre a aposentadoria para mães de filhos com autismo, tanto em Goiás quanto em todo o Brasil, visando mitigar a preocupação dessas mães em relação ao futuro de seus filhos. Esse é o nosso papel como parlamentares: estar presentes e atuantes neste momento. Não é apenas um evento, mas uma mensagem clara de que Goiás está no caminho da inclusão”, enfatizou Glaustin da Fokus.

Uma das idealizadoras do evento, a advogada e professora universitária Larissa Lafaiete frisou que os principais assuntos relacionados ao autismo estão sendo abordados no seminário. Lembrou que hoje estão sendo discutidas políticas públicas para o autismo, focando nas prioridades sociais atuais, como moradia assistida e terapias no Sistema Único de Saúde (SUS). E afirmou que serão abordadas, também, questões relacionadas a planos de saúde, autismo em adultos, diagnóstico precoce e a aposentadoria para pessoas com desenvolvimento atípico. "Tema este que ganhou destaque em todo o país com o projeto de lei do deputado Glaustin”, disse.

A advogada pontuou também que está sendo tratada neste dia a capacitação de psicólogos e professores, incentivando a inclusão de disciplinas sobre autismo nos currículos universitários. Disse que serão exploradas as diferentes formas de tratamento e a importância da parceria entre escolas e famílias para o desenvolvimento dos autistas. Além disso, participam do evento representantes de diversos municípios, incluindo prefeituras e secretarias de Educação e Saúde, além de terapeutas, pedagogos e famílias. "Ressalto ainda que este é o maior congresso de autismo gratuito do país com o objetivo de promover a capacitação em todos os municípios do Estado de Goiás."

Durante a manhã, os participantes assistiram palestras com a médica neurologista Angélica Ávila; com a psicóloga e psicopedagoga Marina Trunci,  com a advogada Larissa Lafaiete,o deputado federal Glaustin da Fokus e com a terapeuta ocupacional Amanda Vilela.

Palestras à tarde

No período vespertino haverá palestras com a autista, influenciadora e escritora Carolina Autizando, com a secretária municipal de Saúde de Anicuns, Claudete Simão, com o advogado Marcelo Valio, com o jornalista, editor-chefe da revista Autismo, Francisco Paiva Jr.; com a pedagoga e psicóloga Flaviana Martins e com a neuropsicóloga Carolina Lobo.

Toda a programação também pode ser acompanhada no canal do Youtube da Assembleia Legislativa de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.