Mauro Rubem propõe a criação da Comenda Paulo Freire em reconhecimento a professores
O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de resolução nº 22471/25, de sua autoria, que cria a Comenda Paulo Freire, destinada a reconhecer professores da rede pública e privada de ensino que se destacarem por suas boas práticas pedagógicas.
Na justificativa da propositura, o parlamentar enfatiza que a Comenda Paulo Freire será concedida anualmente, em sessão solene da Assembleia Legislativa, preferencialmente no mês de setembro, em alusão ao aniversário de nascimento do educador. Além disso, cada deputado poderá indicar até dois professores para receber a comenda em cada edição.
Mauro Rubem lembra que Paulo Freire, patrono da educação brasileira, representa um marco para a pedagogia emancipatória, que compreende o ato de ensinar como processo de libertação e de crítica social. “Reconhecer educadores que mantêm vivo esse legado é reforçar o compromisso de Goiás com uma educação democrática e de qualidade”, escreveu Rubem na proposta.
A matéria foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa e será distribuída para a relatoria de um deputado estadual.