Ícone alego digital Ícone alego digital

Casa de Leis sedia palestra sobre criação de filhos com síndrome de Down

15 de Setembro de 2025 às 17:45

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo, promoverá, no dia 16 de setembro, a palestra “Superando Barreiras: experiências, conquistas e desafios na educação de um filho com síndrome de Down”. O evento será realizado, a partir das 15 horas, no Auditório 1 do Palácio Maguito Vilela. O influenciador digital com síndrome de Down, João Vítor de Paiva Bittencourt, e sua mãe, a psicóloga Márcia Regina de Paiva, vão ministrar a palestra.

Destinada a pais, educadores, profissionais de saúde, ativistas da inclusão e ao público em geral, a exposição tem como objetivo compartilhar experiências vividas por João Vítor e sua mãe, mostrando os desafios e conquistas de sua trajetória. Serão abordados temas como estimulação precoce, educação inclusiva e as vitórias que marcaram a vida do influenciador, desde a infância.

João Vítor de Paiva Bittencourt, de 23 anos, é uma referência nacional no ativismo pela inclusão, combatendo o capacitismo e o preconceito. Nas redes sociais, reúne mais de 700 mil seguidores e é conhecido pelo perfil "jvdepaiva". Entre as suas conquistas está o Prêmio iBest, na categoria inclusão. Além disso, ele é o primeiro conselheiro jovem com síndrome de Down do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

Atualmente, João Vítor cursa o sétimo período de educação física em uma universidade de Goiânia, sendo o primeiro aluno com síndrome de Down da instituição. Antes disso, foi aprovado em quatro vestibulares, dois em Goiânia e dois em São Paulo.

Ator do filme “Colegas e o Herdeiro”, ele também realiza palestras em todo o Brasil, inspirando famílias e profissionais a valorizar a inclusão e a diversidade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.