Bia de Lima destaca trajetória pessoal e relevância da UFJ em sessão solene
Na manhã desta terça-feira, 16, a deputada Bia de Lima (PT) abriu a sessão solene em homenagem à Universidade Federal de Jataí (UFJ), de sua autoria, ressaltando a importância da instituição para a região Sudoeste e para todo o Estado de Goiás. No Plenário Iris Rezende, a parlamentar fez questão de lembrar sua trajetória pessoal ligada à universidade e de reconhecer personalidades que contribuíram para a criação e consolidação da instituição.
Em seu discurso, Bia destacou que é filha da UFJ, tendo feito parte da primeira turma do curso de Pedagogia, à época vinculada à Universidade Federal de Goiás. “Quero nesta manhã valorosa dizer a vocês do meu apreço à Universidade Federal de Jataí, onde eu sou filha e fui aluna da primeira turma de pedagogia”, afirmou.
A deputada fez questão de registrar a ausência da professora Maria do Rosário Casimiro, primeira reitora mulher de uma universidade federal no Brasil, convidada para o evento, mas que não pôde comparecer por questões de saúde. “Quero aqui fazer jus à sua trajetória. Se hoje temos a Universidade Federal de Jataí, devemos a ela primeiramente”, destacou.
Em sua fala, Bia também relembrou a luta histórica pela interiorização do ensino superior em Goiás e a importância de homenagear personalidades ainda em vida. “Eu sou daquelas mulheres que acreditam que a gente deve homenagear as pessoas em vida. Depois que morre, para muitos o povo vira santo. Eu prefiro homenagear em vida, principalmente pessoas que lutam tanto”, disse.
A parlamentar ressaltou ainda que a UFJ representa um dos maiores patrimônios sociais e econômicos da região. “Muita gente cobra industrialização para Jataí. Contudo, nós temos a maior indústria, que é a do conhecimento. A Universidade Federal de Jataí é uma potência e motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.
Por fim, Bia de Lima reafirmou seu compromisso de continuar defendendo a instituição e o ensino superior público, seja por meio da destinação de emendas parlamentares ou pela luta política em prol da valorização da universidade. “Minha gratidão à Universidade Federal de Jataí por tudo que aprendi e aprendo, e pelo que tem feito não só pelo desenvolvimento da nossa cidade, mas de toda a região, do Estado e do País”, concluiu.
Após a fala da parlamentar foi apresentado aos presentes um vídeo sobre a UFJ, que foi produzido pela assessoria da deputada, abordando a história e a importância da instituição para o povo goiano.